Respostas
Resposta:
Fica evidente que o esporte é em todas as sociedades atuais um fenômeno extremamente importante. Defrontamo-nos com ele a toda hora e em todos os instantes, mesmo sem praticá-lo. [...] Isso vem gerando uma influencia cada vez maior sobre nossa 'cultura de movimento', e principalmente sobre o conteúdo a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física (KUNZ, 2006, p. 22).
Assim, a partir de observações e vivências como docentes, e o estudo de textos que comprovam a dimensão exacerbada que o esporte tomou na sociedade atual, ficamos interessados em pesquisar na literatura específica, a origem do esporte moderno a fim de entendermos como esse importante elemento da cultura corporal de movimento, portanto, conteúdo da educação física escolar, conforme Coletivo de Autores (1992); veio a se tornar esse fenômeno que Kunz (2006) expõe no trecho citado acima.
Buscaremos em nossa pesquisa, as origens primitivas do esporte, o surgimento do esporte moderno, o inicio dos jogos olímpicos da era moderna, alguns exemplos da influencia do esporte na política e na sociedade mundial e brasileira no decorrer do século XX, como também a perspectiva histórica do movimento “esporte para todos” (EPT) desde sua criação na Noruega.
Os primórdios do esporte e dos Jogos Olímpicos
As raízes do desporto têm origem no início da vida primitiva com os exercícios para o corpo, necessários para a sobrevivência do ser humano, como as caminhadas, a caça, a natação, a defesa, e nos momentos de lazer, com a dança (LYRA FILHO, 1973). Assim, o esporte nasceu a partir da necessidade do homem de se movimentar e seu fascínio pelo jogo, que segundo relatos pode anteceder até mesmo a cultura (PEREIRA, 1980). Para entender a essência do esporte, e necessário vinculá-lo ao jogo, onde o jogo é o elo entre a cultura e o esporte (TUBINO, 1993).
Espero ter ajudado bons estudos:)