Toda a agitação política do governo de Dom Pedro I culminou em sua rápida saída do governo durante os primeiros meses de 1831. Surpreendidos com a vacância deixada no poder, os deputados da Assembleia resolveram instituir um governo provisório até que Dom Pedro II, herdeiro legítimo do trono, completasse a sua maioridade. É nesse contexto de transição política que observamos a presença do Período Regencial.
Sobre as revoltas regenciais promovidas, principalmente, pelas divergências políticas desse período, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Cabanagem
( 2 ) Sabinada
( 3 ) Balaiada
( 4 ) Revolta dos Malês
( 5 ) Revolução Farroupilha
( ) Foi uma reação e uma luta dos maranhenses contra injustiças praticadas por elites políticas dominantes e as desigualdades sociais que ocorriam em todo o Maranhão e o Piauí no século XIX.
( ) Teve início em virtude da insatisfação do povo baiano, que estava descontente com as leis e injustiças feitas pelo governo, que só favorecia a si mesmo. O nome da revolta decorre do seu líder, que era médico e também jornalista, Francisco Sabino
( ) Tinha como objetivo criar a República do Grão Pará e enfrentar, sobretudo, a questão da pobreza que atingia o povo da região, em sua maioria, formado por índios e mestiços
( ) Foi a mais longa guerra civil da história brasileira, durando até 1845. Foram dez anos de batalhas entre imperialistas e republicanos; os primeiros defendiam a manutenção do Império e os segundos lutavam pela Proclamação da República.
( ) Foi uma mobilização de escravos de origem islâmica, ocorrida em 1835, na cidade de Salvador, capital da então província da Bahia, no Brasil. Constituiu numa sublevação de caráter social de escravos africanos.
Assinale a alternativa correta que demonstra a sequência correta.
A
3,2,1,5,4
B
1,2,3,4,5
C
4,3,1,2,5
D
2,1,3,4,5
Respostas
Resposta:
(3) Foi uma reação e uma luta dos maranhenses contra injustiças praticadas por elites políticas dominantes e as desigualdades sociais que ocorriam em todo o Maranhão e o Piauí no século XIX.
(2) Teve início em virtude da insatisfação do povo baiano, que estava descontente com as leis e injustiças feitas pelo governo, que só favorecia a si mesmo. O nome da revolta decorre do seu líder, que era médico e também jornalista, Francisco Sabino
(1) Tinha como objetivo criar a República do Grão Pará e enfrentar, sobretudo, a questão da pobreza que atingia o povo da região, em sua maioria, formado por índios e mestiços
(5) Foi a mais longa guerra civil da história brasileira, durando até 1845. Foram dez anos de batalhas entre imperialistas e republicanos; os primeiros defendiam a manutenção do Império e os segundos lutavam pela Proclamação da República.
(4) Foi uma mobilização de escravos de origem islâmica, ocorrida em 1835, na cidade de Salvador, capital da então província da Bahia, no Brasil. Constituiu numa sublevação de caráter social de escravos africanos.
LETRA A-) 3,2,1,5,4
Explicação: