6. Identifique o que foi o movimento de resistência durante o período da ditadura civil-militar, qual seu significado e suas diferenças e como estes movimentos contribuíram para a reconquista dos direitos sociais e políticos no Brasil:
Respostas
O movimento de resistência presente na ditadura militar brasileira foi de extrema importância para representar a revolta que existia frente à política presente na ditadura marcada pela repressão e censura.
Com isso, o país pôde se organizar e aumentar a força de resistência, para que houvesse a busca pela reconquista dos direitos sociais, assim como a própria liberdade de expressão, a qual encontrava-se reprimida.
A resistência à ditadura militar ocorrida no Brasil foi de extrema importância para levar ao cenário político mundial as atrocidades que ocorriam no país com aqueles que se posicionavam contra o governo de qualquer forma. Como exemplo, cita-se os movimentos estudantis.
No momento da Ditadura Militar no Brasil as reivindicações dos estudantes eram em defesa da democracia e pelo fim do regime militar. As manifestações também solicitavam o fim das prisões arbitrárias e das torturas, como as praticadas contra artistas e militantes estudantis.
Mesmo as manifestações mais pacíficas dos estudantes eram recebidas pelos militares de maneira agressiva, resultando na prisão e tortura de diversos manifestantes. Neste período também foram perseguidos artistas com trabalhos considerados impróprios pelo regime.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11931609