Respostas
Resposta:
Escolha um abacaxi orgânico
Retire a coroa
O ideal é que este processo seja feito com a própria mão, torcendo o abacaxi até que a coroa saia totalmente. Isso garantirá que o miolo permaneça inteiro. Para que o processo seja bem-sucedido, a fruta deve estar madura e não pode ocorrer a presença de insetos ou larvas perto da coroa.
Retire algumas das folhas inferiores, para que o miolo fique mais evidente
Deixe-o secar por uma semana
O processo de secamento é necessário para que as cicatrizes sequem e se desenvolvam melhor no passo seguinte.
Coloque a coroa em um recipiente com água
Este processo de imersão é semelhante ao realizado com a batata, por exemplo. Apenas a parte do miolo do abacaxi deve estar em contato com a água. Portanto, você pode usar palitos para equilibra-lo no topo do copo, se necessário. Lembre-se de trocar a água sempre para evitar a presença de mofo ou de larvas.
Espere crescer raízes
Em algumas semanas as raízes começarão a aparecer. Observe e mantenha a coroa na água até que as raízes cresçam alguns centímetros.
Remova para um vaso
Com as raízes mais desenvolvidas, é hora de tirar a coroa da água e plantá-la em um vaso. Não é necessário que ele seja muito grande, 15 centímetros serão suficientes. O solo deve ter terra e 30% de adubo orgânico. Novamente apenas o miolo será plantado, as folhas permanecem fora da terra.
Cuide da plantinha
O abacaxi gosta de ambientes quentes e úmidos. Portanto, mantenha-o em locais que tenham temperaturas sempre acima dos 18oC e, de preferência, que recebam luz indireta durante todo o ano. Mas, conforme ele for se desenvolvendo, também pode ser colocado ao sol.
Aguardo o florescimento do abacaxi
Antes de ver a fruta, você verá uma florzinha no centro da coroa. É a partir dela que o abacaxi irá se desenvolver.