• Matéria: Filosofia
  • Autor: Larihhpelle06
  • Perguntado 5 anos atrás

1. A propósito dessas informações acerca do significado do senso comum, problematizado pela filosofia, assinale a opção correta. *

1 ponto

A) Enquanto o senso comum é um conhecimento seguro, a filosofia é um pensamento inseguro. Logo, a filosofia deve ser rejeitada como perigosa para o homem do cotidiano.

B) O senso comum reflete, argumenta e justifica suas crenças.

C) O senso comum é convicção arraigada, crença partilhada com segurança pelos homens, na vida, na ação, na pesquisa, na criação e na fé. A convicção é fundamental ao pensamento e, portanto, o senso comum se identifica com o pensamento filosófico.

D) É com o senso comum que o homem enfrenta, no cotidiano, os seus problemas imediatos. O senso comum antecede todo o filosofar. Devido a essa anterioridade e ao seu caráter de convicção inquestionada, ele deve ser considerado como critério de julgamento, como princípio dirimente de todas as dúvidas teóricas.

E) O senso comum é um julgamento irrefletido, que, uma vez compartilhado por muitos homens no âmbito da cultura como crença cotidiana, é tido como óbvio e permanece inquestionado. A filosofia, porém, é um movimento radical de autonomia do homem baseado no exercício do pensamento, do questionamento. Por isso, a filosofia se põe de maneira crítica frente às pretensões do senso comum.​

Respostas

respondido por: denker1901
53

Resposta: alternativa "E"

Explicação:

respondido por: arilsongba
31

A resposta correta é a letra E) O senso comum é um julgamento irrefletido, que, uma vez compartilhado por muitos homens no âmbito da cultura como crença cotidiana, é tido como óbvio e permanece inquestionado. A filosofia, porém, é um movimento radical de autonomia do homem baseado no exercício do pensamento, do questionamento. Por isso, a filosofia se põe de maneira crítica frente às pretensões do senso comum.

O senso comum nada mais é do que a soma dos saberes advindos do cotidiano e que são formados a partir de hábitos bem como crença, preconceitos e tradições.

Na filosofia esse termo é muito usado para poder explicar as interpretações que são feitas pelos indivíduos para a realidade em que eles vivem sem estudos prévios ou então sem provas científicas.

O senso comum tende a ser transmitido de geração para geração dentro das sociedades. É por meio dele que o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive.

Bons estudos!


brunaleiasantana57: Não tem auternativa E
Perguntas similares