Respostas
Resposta:
Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, era um alferes (cargo militar da época colonial) e também dentista
Ele participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira.
Os principais líderes da revolta foram presos e a grande maioria teve como pena a expulsão do País. Já Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto. Anos mais tarde, após a Independência, foi considerado herói do Brasil.
Explicação:
Resposta:
De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”. Ele também havia trabalhado na mineração, porém, foi no posto de alferes nos quadros da cavalaria imperial que Tiradentes alcançou certa estabilidade. Apesar da pouca instrução, ele era um republicano convicto e adepto dos ideais do Iluminismo.
Explicação: