5)
Segundo Ward (2010), o jogo é um tipo de aprendizagem ativo e exige que os alunos se envolvam. Existem diversos tipos de jogos com objetivos também diferentes.
Leia com atenção e numere adequadamente:
(1) jogos para fazer conexões
(2) jogos para se consolidar aprendizagem
( ) "O uso de uma bola de praia com vocabulário científico escrito proporciona uma maneira rápida e fácil de recapitular as palavras. Joga-se ou rola-se a bola para o aluno, que deve explicar o que significa a palavra mais próxima do polegar direito, ou dar a definição da palavra para que os outros alunos da turma adivinhem a que se refere." (WARD, 2010, p.172)
( ) "Jogar '20 questões', outro jogo popular do passado, pode proporcionar um desafio e ajudar os alunos a fazer perguntas efetivas. Elas devem ser questões que identifiquem o objeto selecionado pelo professor o mais rápido possível. Para jogar '20 questões', os alunos devem fazer perguntas cuja resposta somente possa ser "sim" ou "não", mas, se tentam adivinhar o objeto e erram, perdem uma vida. Os participantes também podem perder vidas se a questão não puder ser respondida com 'sim' ou 'não'." (WARD, 2010, p.171)
( ) "Existem muitos jogos de tabuleiro ou jogos de verdadeiro/falso, que são produzidos comercialmente, bem como atividades que proporcionam que os alunos dramatizem elementos da ciência." (WARD, 2010, p. 172)
( ) "A atividade de "formar grupos de três" ajuda a expor equívocos, por exemplo, alguns alunos não sabem que o algodão vem de uma planta e sugerem que: "o algodão vem da lã do algodão, é como uma ovelha, mas não vive aqui." (WARD, 2010, p.168)
Agora, marque a alternativa que traz a sequência CORRETA:
a)
1, 2, 2, 1
b)
2, 1, 1, 2
c)
2, 2, 1, 2
d)
1, 1, 2, 2
e)
1, 2, 1, 1
Respostas
Resposta:
a)
1, 2, 2, 1
(1 ) "O uso de uma bola de praia com vocabulário científico escrito proporciona uma maneira rápida e fácil de recapitular as palavras. Joga-se ou rola-se a bola para o aluno, que deve explicar o que significa a palavra mais próxima do polegar direito, ou dar a definição da palavra para que os outros alunos da turma adivinhem a que se refere." (WARD, 2010, p.172)
(2 ) "Jogar '20 questões', outro jogo popular do passado, pode proporcionar um desafio e ajudar os alunos a fazer perguntas efetivas. Elas devem ser questões que identifiquem o objeto selecionado pelo professor o mais rápido possível. Para jogar '20 questões', os alunos devem fazer perguntas cuja resposta somente possa ser "sim" ou "não", mas, se tentam adivinhar o objeto e erram, perdem uma vida. Os participantes também podem perder vidas se a questão não puder ser respondida com 'sim' ou 'não'." (WARD, 2010, p.171)
(2 ) "Existem muitos jogos de tabuleiro ou jogos de verdadeiro/falso, que são produzidos comercialmente, bem como atividades que proporcionam que os alunos dramatizem elementos da ciência." (WARD, 2010, p. 172)
(1 ) "A atividade de "formar grupos de três" ajuda a expor equívocos, por exemplo, alguns alunos não sabem que o algodão vem de uma planta e sugerem que: "o algodão vem da lã do algodão, é como uma ovelha, mas não vive aqui." (WARD, 2010, p.168)
Resposta:
A.
1, 2, 2, 1
Por que esta resposta é a correta?
Os jogos para promover conexões têm o objetivo de levantar questões, desafiando os alunos a estabelecerem conexões entre o que sabem e o que precisa ser construído. Os jogos que consolidam a aprendizagem são uma espécie de fixação de conceitos já construídos.
Explicação: