• Matéria: Biologia
  • Autor: motamatheus77
  • Perguntado 6 anos atrás

A texto a seguir corresponde a uma crônica que fala do cotidiano dos moradores do Recife, capital do estado de Pernambuco. Leia-o com atenção e depois responda às perguntas de 1 a 3.

Não há mais pipas no céu da cidade
Basta o sol começar o seu caminho em direção ao horizonte, para que os meninos descalços e sem camisa invadam as ruas do bairro, trazendo consigo as suas mais novas aquisições. Ganhadas através do grito, da correria e, em especial, da habilidade de usar o vento ao seu favor, as pipas tomam o céu do subúrbio, e os pássaros que já se aninham nas copas das mangueiras possuem visão privilegiada para uma verdadeira batalha prestes a começar. São gritos de "DISCAI, DISCAI!", e outros "DIBICA, DIBICA!", até que finalmente um dos meninos consiga se consagrar o rei do bairro, pois, além de "torar" a pipa do adversário, ele ainda conseguiu apará-la numa demonstração de destreza sem tamanho. No fim, a pipa aparada é exibida com orgulho aos colegas que disputam quem vai ganhar aquele prêmio.

[...]

Para subir uma pipa precisamos de correntes de ar, recurso cada vez mais escasso nos principais centros urbanos como o do Recife. Por localizar-se bem próxima ao mar, a cidade do Recife, em especial o seu centro urbano, possui como principais fontes de vento as correntes áreas vindas do mar, o que deveria resultar em um resfriamento das temperaturas do centro, graças à umidade trazida por essas correntes. Porém, o que vivenciamos são temperaturas cada vez mais elevadas, além de uma desagradável e constante sensação de "abafado", originária das muitas ilhas de calor presentes em nossa cidade. A avenida Conde da Boa Vista, que corta todo o centro urbano, é um ótimo exemplo de uma ilha de calor. Estudos demonstraram que a diferença de temperatura nessa avenida comparada aos subúrbios em seu entorno pode chegar a 18 graus nos pontos mais quentes do dia.

Diversos fatores devem ser levados em consideração quando estudamos uma ilha de calor. Em geral, as ilhas de calor são causadas não apenas pelo relevo da cidade e pela altitude desse lugar, mas também são formadas pela baixa reflexão dos raios solares, que acabam sendo absorvidos por materiais escuros como o asfalto das avenidas e o concreto utilizado nas principais edificações urbanas. No caso do Recife, também contamos com o impedimento da circulação das correntes de ar pelos edifícios construídos na região costeira. Essas elevações funcionam como verdadeiras barreiras e não deixam que o ar nem a umidade cheguem ao centro das áreas urbanas. O resultado é o descrito anteriormente: altas temperaturas, baixa umidade e altos níveis de poluição do ar, já que os combustíveis fósseis, queimados pelos milhares de carros que circulam na cidade, acabam aprisionados entre os prédios. A suave brisa que ainda chega a circular é, na realidade, pura poluição. Assim podemos entender porque tantos arquitetos e urbanistas são contrários ao projeto Novo Recife para a atual área do Cais José de Estelita. A proposta desse projeto é construir, entre outros edifícios, nove torres com alturas que variam entre 20 e 40 andares exatamente na beira da maré, onde está localizado o cais. Além de impedir que as correntes marinhas cheguem ao centro do Recife, o desenvolvimento desse projeto causará um grande impacto ambiental, em especial para a vegetação de mangue em frente ao cais.

Algumas atitudes podem ajudar a reduzir a incidência das ilhas de calor, como plantar árvores ou criar jardins residenciais. As árvores facilitam a absorção do calor dos raios solares, além de produzirem os rios aéreos, fenômenos resultantes do processo de transpiração vegetal. Dessa forma, além de garantirem uma temperatura menor devida à maior reflexão dos raios do Sol, as árvores contribuem para uma maior precipitação nas áreas urbanas. Porém, o que temos visto no Recife é a construção de mais asfalto em nome do "desenvolvimento", o que resulta em mais calor e menos vento. Desse jeito fica difícil empinar pipa!

Oliveira, G. S. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRPE e designer pedagógica Geekie.

1Quais são os elementos climáticos que contribuem para a formação das ilhas de calor na cidade do Recife?

2Quais atividades humanas agravaram o efeito das ilhas de calor naquela cidade?

3Quais são as ações apontadas no texto que podem diminuir o efeito das ilhas de calor?


Anônimo: nossa que grande

Respostas

respondido por: carolinesilvs228
12

Resposta:Quais são os elementos climáticos que contribuem para a formação das ilhas de calor na cidade do Recife?

Os raios solares, a baixa umidade e altas temperaturas.

Quais atividades humanas agravaram o efeito das ilhas de calor naquela cidade?

São os altos níveis de poluição do ar e as construções de asfalto.

3Quais são as ações apontadas no texto que podem diminuir o efeito das ilhas de calor?

Algumas atitudes podem ajudar a reduzir a incidência das ilhas de calor, como plantar árvores ou criar jardins residenciais.

eu fiz tudo de acordo com o texto!

É ISSO ESPERO TER AJUDADO!SE EU TE AJUDEI MARCA MELHOR RESPOSTA QUE VAI ME AJUDAR MUITO!!

         

                                                                              BONS ESTUDOS!

respondido por: pamelaeneida
2

1) As ilhas de calor são agravadas pelo asfalto, pelo concreto e pelas construções que impedem que a brisa do mar se espalhe pelo restante da cidade, como uma barreira, além dos combustíveis fósseis.

2) As construções à beira do mar acabam embarreirando as correntes de ar que vem do mar de chegarem e se espalharem pelo continente.

3) Plantação de árvores e o cultivo de jardins residenciais, auxiliando na formação de rios voadores.

Ilhas de Calor

As ilhas de calor consistem em um fenômeno do clima que acontecem em zonas altamente urbanizadas, com temperaturas elevadas. A grande quantidade de edificações, concentradas em determinadas partes da cidade, aumenta a temperatura, pela utilização de concreto e asfalto, grandes retentores de calor.

Os elementos que reforçam as ilhas de calor são:

  • a poluição atmosférica emitida por veículos e indústrias;
  • a impermeabilização do solo;
  • a devastação de árvores e locais de área verde;
  • o uso do asfalto e do concreto nas construções das cidades.

As consequências da ilha de calor são o aumento exagerado de temperatura nestas regiões, bem como enchentes e o agravamento de problemas respiratórios.

As medidas que podem combater a ilha de calor são o plantio de árvores, diminuição da emissão de poluentes e o estudo da criação de uma legislação que estabeleça políticas de planejamento urbano e da utilização do solo.

Mais informações sobre as ilhas de calor podem ser encontradas neste link: https://brainly.com.br/tarefa/5686074

Anexos:
Perguntas similares