Respostas
Explicação:
Os portugueses utilizavam da força de trabalho voluntária dos índios para a extração do pau-brasil. Em troca do serviço prestado, os portugueses ofereciam pequenos utensílios, instrumentos e pequenas armas para recompensarem os índios responsáveis pela extração. Essa relação de troca era conhecida como escambo. Uma vez retirado das matas, o pau-brasil era armazenado nas feitorias, uma espécie de armazém localizado no litoral, de onde os portugueses abasteciam seus navios com os carregamentos de madeira.
Os portugueses faziam feitorias, que eram basicamente locais de armazenamento das madeiras do pau-brasil, porém o pau-brasil era uma árvore que não se encontrava com quantidades nos mesmo locais e para realizar o trabalho de derrubada eles utilizavam serviços dos índios.
Exploração do pau-brasil
A exploração do pau-brasil era feita por índios, pois estes possuíam maior conhecimento sobre a região e sobre a localização das árvores, o pagamento que os portugueses faziam era um escambo, pagavam os índios com trocas como espelhos, facas e outros objetos.
Para saber mais sobre os produtos explorados pelos portugueses no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/5826154
#SPJ2