Respostas
Resposta:
Explicação:
A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. Ela representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco. Nessa luta contra os holandeses, os portugueses contaram com o importante auxílio de alguns africanos libertos e também de índios potiguares.
A oposição dos portugueses aos holandeses ocorreu em decorrência da intensificação da cobrança de impostos e também da cobrança dos empréstimos realizados pelos senhores de engenho de origem portuguesa com os banqueiros holandeses e com a Companhia das Índias Ocidentais, empresa que administrava as possessões holandesas fora da Europa.
Principais causas da crise do açúcar
- A União Ibérica (1580 a 1640), que estabeleceu o domínio da Espanha sobre Portugal e suas colônias. Este fato fez com que os espanhóis tirassem os holandeses da lucrativa atividade açucareira brasileira, expulsando-os do Nordeste brasileiro. Após este fato os holandeses passaram a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas.
- Os holandeses conheciam o processo de fabricação de açúcar e tinham o controle sobre a distribuição e comercialização deste produto. Logo, conseguiram conquistar os grandes mercados consumidores rapidamente, deixando o açúcar produzido no Brasil em segundo plano no mercado internacional. A concorrência holandesa foi, portanto, uma das principais causas da crise do açúcar brasileiro no período colonial, pois eles conseguiram produzir açúcar mais barato e de melhor qualidade do que o brasileiro.
-Vale ressaltar que, apesar da crise, a produção e exportação de açúcar permaneceram como principais atividades econômicas até o apogeu do Ciclo do Ouro (segunda metade do século XVIII).
A insurreição Pernambucana foi uma das causas da crise na economia açucareira.
Esse movimento de conflitos no então estado de Pernambuco representava as disputas entre portugueses e holandeses quanto ao domínio do território próspero para a produção açucareira tão valorizada na Europa.
Ocorreu durante uma década (1645 - 1654), e também conhecida como Guerra da Luz Divina foi comandada pelos portugueses, mas com o auxílio da população local teve êxito na expulsão dos holandeses.
Desse modo, os mesmos prosperam nas Antilhas com a produção de açúcar, e foram determinantes para a crise açucareira que se instauraria no Brasil.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/300279
Bons estudos!