• Matéria: Artes
  • Autor: antonymamede
  • Perguntado 6 anos atrás

O canto em volume baixo se juntando a um ritmo instigante e às letras que tratavam de cenas cotidianas. A inventividade do samba se unindo à improvisação do Jazz. Estilo suave e sofisticado.

Estamos falando do movimento musical: (1,0 pontos)

A) Choro.

B) Bossa Nova.

C) Tropicalismo.

D) Pop.

E) Rock.

Respostas

respondido por: arieldasilvaerhardt2
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Resposta:

Este artigo considera as conexões entre blues e bossa nova, pouco reconhecidas na literatura sobre bossa nova mas muito importantes para o desenvolvimento do estilo. Analisando as gravações do circuito samba-jazz em Copacabana nas décadas de 1950 e 1960, o artigo traz à luz uma prática de blues, tanto na estrutura de doze compassos como na utilização da escala blues como matéria de improviso, bastante comum naquela época. O artigo explica o papel de figuras-chaves como Booker Pittman, Moacir Santos e Paulo Moura na transmissão de uma influência do blues no Rio de Janeiro e os efeitos dessa influência na bossa nova.

Palavras-chave: Blues – Bossa Nova – Samba-Jazz

ABSTRACT

This article considers the connections between the blues and the bossa nova, which have been little recognized in the literature on bossa nova, but was of great importance for the genre's development. Through analysis of recordings made on the Copacabana samba-jazz circuit of the 1950s and '60s, this article brings to light a blues-based practice, both in the use of a twelve-bar structure and in the use of the blues scale as a basis for bossa nova improvisation. The article also explains the importance of key figures like Booker Pittman, Moacir Santos and Paulo Moura in the transmission of blues influence in Rio de Janeiro, and the effects of this influence on the subsequent development of bossa nova.

Keywords: Blues – Bossa Nova – Samba-Jazz

RÉSUMÉ

Le présent article étudie les liens entre les «blues» et la «bossa nova», peu mentionnés et reconnus dans la littérature sur ce genre, mais qui ont été très importants pour le développement du style. En analysant les enregistrements du circuit samba-jazz à Copacabana au cours des années 1950 et 1960, l'article met en lumière la pratique des blues, aussi bien en ce qui touche la structure de douze mesures comme l'utilisation de la gamme des blues, en improvisation, modalité assez commune à l'époque. L'article explique le rôle de personnages-clés comme Booker Pittman, Moacir Santos et Paulo Moira dans la transmission d'une influence des blues à Rio de Janeiro, et les retombées de cette influence sur la Bossa Nova.

Mots-clés: Blues – Bossa Nova – Samba-Jazz

 

 

The Jazz 'n' samba, the jazz 'n' samba, hear it all around/ The jazz 'n' samba, the jazz 'n' samba sound. ("O Jazz no samba, o jazz no samba, a gente ouve em toda a parte/ O jazz no samba, o som do jazz no samba"). Esta é a letra em inglês de Norman Gimbel para a canção de bossa nova do Tom Jobim "Só Danço Samba", letra original de Vinicius de Moraes. Como em muitos casos, a versão em inglês pega o ritmo e poesia da letra original e a transforma em bobagem. Deixando isso de lado por um instante, a letra de Gimbel resume de maneira concisa a compreensão comum das origens da bossa nova – os tons e estilo improvisados do jazz unidos ao ritmo de samba produzem algo novo e contagiante. Essa compreensão, já prevalente quando Gimbel escreveu essas palavras no início dos anos 60, continua a servir como base para a maioria das interpretações da bossa nova. Tudo bem, até certo ponto, isso é incontestável, mas também não muito interessante.

Gimbel talvez despertasse mais nossa atenção se tivesse escrito "blues 'n' samba" (blues 'n' samba). O blues é conhecido por ser o alicerce do jazz, mas a bossa nova não é normalmente vista como se tivesse algo do blues. Deveria. Porque

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