Respostas
Resposta:
Quantos professores negros você teve, ou tem, no seu curso de graduação? E inovações científicas e novas tecnologias, sabe quantas e quais delas foram desenvolvidas por pesquisadores negros? Não ter resposta para essas questões é uma das várias formas com que o racismo se manifesta na sociedade. No mês da consciência negra, o Jornal da Unicamp propõe uma discussão importante para quem trabalha com a produção de conhecimento no país: o que pode ser feito para combater o racismo no mundo acadêmico? Conversamos com professores de diferentes áreas da universidade e todos concordam que a aposta na diversidade é um caminho garantido para a construção de uma ciência que beneficie toda a sociedade.
O aumento de estudantes negros nas universidades é importante para garantir oportunidades igualitárias entre os futuros trabalhadores, algo que consequentemente fomenta possibilidades de ascensão social para os grupos, independente de sua cor ou demais características físicas.
O aumento dos estudantes negros nas universidades
Esse fato acompanha a elaboração de políticas sociais e estudantis, como as cotas, cuja intenção não é somente garantir facilidade de acesso desse grupo ao ambiente acadêmico de ensino superior, assim como alegam os que se mostram contrários a tais determinações, mas, promover uma reparação histórica frente aos negros brasileiros, por muito tempo impedidos de acessar esses espaços educacionais.
Aprenda mais sobre as cotas raciais: brainly.com.br/tarefa/49425374
#SPJ2