Respostas
Resposta:
O “Império Árabe” ou “Império Árabe Islâmico” está intimamente ligado à expansão do Islamismo e constituiu um Estado que dominou grande parte do continente asiático, do norte da África e da Península Ibérica entre os séculos VII e XIII. Com efeito, sua unidade foi possível graças à legitimidade que Maomé e seus Califas gozavam perante as tribos árabes e aos povos conquistados.
Explicação:
Até o início do século VII, a Arábia era constituída por cerca de 300 tribos semitas, dentre as quais se destacavam os beduínos nômades e as tribos coraixitas da região litorânea.
Contudo, com a unificação da Península Arábica sob a égide religiosa, os povos árabes adquiriram uma forma de coesão social e política baseada numa Monarquia Teocrática, a qual fundiu elementos econômicos, sociais, políticos e militares para viabilizar seu expansionismo sendo fundamentou nos preceitos do Corão, o livro sagrado dos islâmicos, para manter sua harmonia.
Por conseguinte, vale ressaltar que muitos povos se converteram ao islamismo, tendo em vista que os muçulmanos pagavam menos impostos.
Outra característica notável é que os árabes controlavam as rotas comerciais mais importantes e dominaram o comércio no Mar Mediterrâneo. Por conseguinte, Meca era considerada a capital sagrada do império e o principal um centro de convergência religioso e comercial.