Respostas
Resposta:
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 7 de junho de 1494 entre a Espanha e Portugal. Esse acordo visava a resolver disputas relativas às terras em que Cristóvão Colombo e outros exploradores do final do século XV haviam aportado. Logo depois que a Espanha chegou pela primeira vez ao hemisfério ocidental, espanhóis e portugueses entraram em conflito sobre os direitos de colonização do Novo Mundo.
Tratado de Tordesilhas
Mapa mostrando a linha de demarcação entre os territórios espanhol e português definida pelo papa Alexandre VI (1493) e depois revista pelo Tratado de Tordesilhas (1494). A Espanha ganhou o controle das terras a oeste da linha, enquanto Portugal ganhou os direitos das terras a leste.
Encyclopædia Britannica, Inc.
Em 1493, após ouvir os relatos de Cristóvão Colombo, os monarcas espanhóis Fernando e Isabel procuraram o apoio papal para garantir o controle do território no Novo Mundo. Eles pretendiam inibir os portugueses e outros possíveis rivais. Em 1493, o papa Alexandre VI (que era espanhol) determinou a demarcação de uma linha que se localizaria 100 léguas a oeste de Cabo Verde. As expedições portuguesas deveriam manter-se a leste dessa linha. Todos os territórios a oeste dessa linha pertenceriam à Espanha. Em troca, a Espanha assumiria o compromisso de difundir o cristianismo no Novo Mundo.
Fernando e Isabel
Nesta obra do século XIX, Cristóvão Colombo aparece pedindo o apoio de Fernando e Isabela. Os Reis Católicos da Espanha financiaram a primeira viagem do navegador à América.
Library of Congress, Washington, D.C. (LC-DIG-pga-03133)
O rei dom João II de Portugal ficou insatisfeito com a decisão do papa Alexandre VI. A demarcação deixava quase nenhum território para Portugal no Novo Mundo. Para resolver esse conflito, embaixadores espanhóis e portugueses se encontraram na vila de Tordesilhas, na Espanha, em 1494. Um novo acordo foi assinado e a linha foi movida, passando a localizar-se 370 léguas a oeste de Cabo Verde.
dom João II
Dom João II foi rei de Portugal de 1481 a 1495.
© GeorgiosArt—iStock/Getty Images
Naquela época, ninguém sabia qual era a real extensão do hemisfério ocidental. Foi o Tratado de Tordesilhas que permitiu a Portugal tomar posse da região litorânea onde Pedro Álvares Cabral aportou em 1500 e que mais tarde veio a se tornar o Brasil.
Explicação: marca minha resposta como a melhor pfvr