A interferência do ser humano na natureza causa o que os cientistas chamam de impacto ambiental, ou seja, uma brusca mudança no meio ambiente. Esse impacto, por sua vez, provoca um desequilíbrio nas relações dos seres vivos com os elementos da natureza que dão suporte à vida.
Como vimos no capítulo anterior, o choque de um asteroide pode ter motivado o desaparecimento dos dinossauros na Terra. Portanto, alterações pode ser resultado de acidentes naturais, como a ocorrência de um terremoto, a erupção de um vulcão ou o choque de meteoritos, entre outros. Por outro lado, pode também, como ocorre nos dias atuais, ser causado pela ação humana. Impactos ambientais, como o aquecimento global, a poluição das águas, a destruição da cobertura vegetal e dos solos, estão diretamente ligados à atividade humana.
Uma das maiores preocupações da humanidade, atualmente, é o fato de a Terra estar se aquecendo em um ritmo bastante acelerado, isto é, a temperatura global está aumentando progressivamente, com sérias consequências não só para a população do planeta, mas para toda a natureza ou meio ambiente. É por esse motivo que a expressão ”aquecimento global” está cada vez mais em evidência nos meios de comunicação como rádio, televisão, internet, jornais e revistas. Com muita frequência, relatórios são divulgados, e livros e revistas publicados por pesquisadores e instituições que estudam e tratam desse assunto.
Mudanças climáticas muito rápidas, das quais o ser humano ainda não conhece muito bem as causas nem pode fazer qualquer previsão, vêm provocando temporais arrasadores, secas prolongadas, elevação do nível das águas nos oceanos, furacões cada vez mais intensos e muitos outros tipos de desastres naturais que causam grandes prejuízos à população do planeta e aos países onde ocorrem.
O impacto ambiental verificado pela alteração das temperaturas do planeta tem consequências sociais muito graves, fazendo surgir um novo tipo de refugiado, pessoas que deixam sua terra em busca de outra mais segura. Por isso, o número de “refugiados climáticos” aumenta cada vez mais.
Respostas
Resposta:
Segundo a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.
Analisando essa resolução, percebemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os impactos são negativos, acarretando degradação e poluição do ambiente.
Explicação: