Marque TODAS as alternativas corretas:
1. As obras modernas brasileiras estabelecem a relação entre arte e realidade social, exaltando os temas populares e as escolhas estéticas próprias do país como as cores usadas por Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, mas possuem forte ligação com as vanguardas européias.
2. A primeira fase moderna pode ser considerada a de destruição por atacar os cânones estabelecidos na arte brasileira e propor a pesquisa estética.
3. Os autores modernos buscam uma arte-objeto pura, autorreferida, ou seja, o que importa é aquilo que está na superfície da tela, como cores, formas e linhas, não importando o tema que a obra apresenta. A única preocupação legítima da arte modernista é a própria arte.
4. A arte modernista brasileira apoiava a derrubada dos cânones que legitimavam até então entre os brasileiros a criação artística, propondo também uma volta às raízes da expressão brasileira a fim de aproximar-se de elementos identitários.
5. Os descompassos entre a aventura moderna brasileira e a internacional geram situações novas, com características próprias, de modo que os artistas brasileiros criam à revelia do que se faz na Europa.
6. Nas obras os autores criam personagens individualizados, sem se preocupar com a tipificação de brasileiros ou de sua situação social, com a constituição de uma imagem identitária de cunho ideológico-social.
(As obras são Navio de emigrantes, Morro da favela e Mestiço)
Respostas
Resposta:
Alternativa “c”. O romance urbano conquistou um enorme prestígio entre os leitores, tornando-se popular em virtude da temática desenvolvida por escritores como José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida. Esse êxito não apenas teve como consequência a consolidação e o amadurecimento do romance enquanto gênero, mas também preparou caminhos para voos literários mais altos, que seriam representados posteriormente pelos romances urbanos de Machado de Assis e Mário de Andrade.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
Alternativa “a”.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Alternativa “d”. Álvares de Azevedo é o principal representante da segunda geração do Romantismo brasileiro, também conhecida como Ultrarromantismo. A exarcebação da sentimentalidade e a morbidez estão entre os temas que definiram a estética ultrarromântica
Explicação:
acho que está certo