• Matéria: História
  • Autor: SofiaSmith403
  • Perguntado 5 anos atrás

7."No século XIX, para muitos países da Europa, possuir colônias significava ter acesso fácil e barato a matéria primas e fontes de energia necessárias à indústria, como ferro, carvão e petróleo, além de também constituir novos mercados consumidores para os produtos industrializados da Europa. A dominação neocolonialista atingiu seu ponto culminante com a chamada partilha da África, realizada na Conferência de Berlim, em 1884. Nessa conferência, convocada pelos alemães, representantes dos Estados Unidos e de catorze países da Europa fizeram acordos para dividir o continente africano. Além da África, as nações capitalistas dividiram entre si a Ásia e algumas regiões da Oceania. Entre 1830 e 1880, quatro potências europeias desenvolveram políticas colonialistas na Ásia: Inglaterra, Rússia e Holanda, que já possuíam territórios antes de 1830, e França que passou a conquistá-los a partir desse ano. Na América Latina, o imperialismo europeu penetrou por via comercial e financeira, e não pela dominação territorial." O neocolonialismo se fez presente, com suas ambições territoriais, atingindo nações da África e da Ásia. Com relação à ocupação da China, houve:Leitura Avançada:1 O monopólio dos interesses dos ingleses na busca de riquezas minerais e agrícolas.
2 A presença marcante das tropas francesas e italianas, interessadas no comércio com o Oriente.
3A falta de reação da sociedade tradicional, sendo a China amplamente dominada.
4 A participação do exército britânico depois do conflito diplomático entre os dois governos devido ao ópio introduzido na China.

Respostas

respondido por: nicolasribeirobarros
7

Resposta:Ola prazer antes uma boa sorte pra você ,resposta 4

Explicação:Espero com todo carinho ter ajudado você e obrigado pelos obrigados e estrelas ......e se você leu ate aqui ...DEUS te abençoe  ,e bons estudos .Boa sorte colega...

e se for possível deixa como melhor resposta

Perguntas similares