1-Entre 1958 e 1962, foi observado, principalmente na Alemanha e Inglaterra, o nascimento de milhares de crianças que apresentavam graves deformidades congênitas, caracterizadas pelo encurtamento dos ossos longos dos membros superiores e/ou inferiores, com ausência total ou parcial das mãos, pés e/ou dos dedos. Em cerca de 25% dos casos, verificava-se o acometimento simultâneo e assimétrico dos quatro membros, conformando um quadro que se convencionou denominar de focomelia. Lenz, um médico alemão que vinha acompanhando uma série de casos da nova síndrome, estabeleceu, pela primeira vez, a correlação entre o consumo da talidomida por gestantes e o aparecimento das malformações congênitas.
Devido ao evento da Talidomida, houve crescente preocupação com eventos adversos do medicamento. Para atender essa preocupação a OMS desenvolveu diversos programas de notificação de eventos adversos do medicamento como a declaração que aborda a necessidade de uma reforma global na segurança de medicamentos no cuidado aos pacientes, especifica desafios tais como o envolvimento ativo dos pacientes e do público no debate sobre riscos e benefícios dos medicamentos, e nas decisões sobre seu próprio tratamento e saúde.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o programa do qual o texto trata.
Escolha uma:
a.
Manifesto de Erice.
b.
Centro de monitoramento Uppsala.
c.
Política do uso racional de medicamentos.
d.
Aliança mundial para segurança do paciente.
e.
Programa de Vigilância internacional de medicamentos.
2-Empresas interessadas na competitividade do mercado, além de investirem em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), precisam avaliar a importância da propriedade intelectual (patente). As patentes são fontes de informação tecnológica e importante instrumento competitivo, em um mercado amplamente globalizado e acirrado.
Figura 1: Principais indústrias depositantes de patente
Fonte: PONTES, C. (2017, p. 42).
Considerando as patentes de medicamentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A Lei da propriedade industrial no Brasil dá ao medicamento um prazo de patente de 20 anos a partir da aprovação do pedido de desenvolvimento de nova molécula.
II. A partir da expiração do prazo de exclusividade do medicamento, fica excluída a ideia de replicar o objeto inovador por outras pessoas.
III. A proteção patentearia garante que as empresas detentoras de patente tenham exclusividade sobre o medicamento, o que acaba ocasionando práticas abusivas de mercado, devido à ausência de concorrentes.
IV. A lei dos genéricos serviu para impulsionar as indústrias nacionais que passaram a copiar os medicamentos sem patentes, melhorando o acesso do consumidor aos medicamentos.
V. A concessão de uma patente permite que um medicamento seja comercializado de forma monopólica, o que amplia o acesso a medicamentos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, III e IV, apenas.
b.
I, III e V, apenas.
c.
II, III e V.
d.
I, III e IV, apenas.
e.
I, II e III, apenas.
Anexos:
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
Manifesto de Erice.
I, III e IV, apenas
Explicação:
Corrigido pelo AVA
respondido por:
10
Resposta:
Manifesto de Erice.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás