Leia o texto, usando ou só o presente ou só o pretérito. (Alguns verbos inevitavelmente vão variar). Tire proveito dessas possibilidades.
Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
1) Se você ouviu a música, percebeu como é repetitiva, em tom de lamento. Tem um tom e um ritmo muito apropriados ao poema. Que rosa é o tema da música? Em que ela se parece com a rosa? Por que é antirrosa?
2) Estude a estrutura do poema.
a) Ele se divide em duas partes. Quais são elas? Se pensar em causa e efeito, qual das partes apresenta uma e outro?
b) Ele se baseia em repetições. O que se repete em cada uma?
c) O verbo inicial da primeira parte tem alguma relação com o da segunda parte?
3) Que classe de palavra sobressai no poema? Por quê?
4) Estude a caracterização de cada substantivo no texto. Relacione-a com o episódio de Hiroxima.
Respostas
1.
O auto do poema descreve a ''rosa de Hiroxima'', que na verdade trata-se da bomba plantada na cidade de Hiroxima. A bomba é comparada à uma rosa, pois, no instante em que explodiu, lembrava o desabrochar desta última.
No entanto, uma rosa está normalmente relacionada com a beleza, enquanto a rosa de Hiroshima remete a terrível hereditariedade radioativa deixada pela bomba.
2.
a)
O poema mostra as causas e efeitos da bomba de Hiroxima, sendo as últimas estrofes relacionadas à causa e as primeiras, aos efeitos.
b)
Nas primeiras estrofes temos a repetição de um determinado componente da sociedade (crianças, mulheres, meninas), seguido da triste consequência que as afetou em consequência da bomba. Na últimas estrofes temos a descrição da ''rosa de Hiroxima'', repetindo o termo ''rosa''.
c)
Sim.
3.
Adjetivo, uma vez que todo o poema busca conferir as características nocivas da bomba e como cada pessoa ficou em decorrência desse acontecimento.
4.
No poema as crianças são descritas como mudas telepáticas, isto devido ao trauma que passaram muito cedo. As mulheres são descritas como rotas alteradas, uma vez que precisaram mudar seu destino por conta do ocorrido.
Espero ter ajudado, bons estudos.