3) (UFSCar-2000) No coração humano existe uma região
especializada denominada nódulo sino-atrial, sobre o qual
age a estimulação nervosa do sistema autônomo. A relação
entre essa região cardíaca e o sistema nervoso está
representada no esquema.
Encefalo
11
Medula
Nodulo sino-atrial
Coração
a) A que ramo do sistema nervoso autônomo correspondem,
respectivamente, I e II e qual a substância,
neurotransmissora liberada nas terminações dos neurônios
pós-ganglionares de cada ramo?
b) O que acontecerá com o ritmo de batimentos cardíacos,
quando ocorrer o aumento da freqüência de impulsos
transmitidos, respectivamente, por I e II?
Respostas
Resposta:
a) I = ramo Simpático; libera noradrenalina.
II = ramo Parassimpático; libera acetilcolina.
b) Sob a ação do Simpático, o ritmo dos batimentos cardíacos é acelerado. Já o Parassimpático retarda os batimentos cardíacos.
Resposta:
a) I: SNP Simpático; II: SNP Parassimpático. Nervos pós-gangliares simpáticos liberam noradrenalina; enquanto parassimpáticos liberam acetilcolina.
b) Notoriamente, a noradrenalina causa taquicardia; já a acetilcolina, bradicardia - redução da frequência dos batimentos cardíacos. Se a frequência dos impulsos nervosos simpáticos, que carregam esses neurotransmissores, aumentar, obviamente teremos: para o nervo simpático (I) - aumento da frequência cardíaca; para o nervo parassimpático (II) - redução da mesma.
Explicação:
Nervos parassimpáticos são craniossacrais - i.e.: originam do seu cérebro (no crânio), ou do sacro (estrutura da coluna anterior ao cóccix). Já nervos simpáticos são toracolombares: são do seu tórax, ou da sua lombar - na sua coluna vertebral. Com isso, é possível inferir que o nervo II é parassimpático, enquanto o nervo I é simpático - embora a questão não informe de que seção da medula se trata. Os nervos parassimpáticos pós-gangliares sempre liberam acetilcolina; os nervos pós-gangliares simpáticos, noradrenalina - como já disse na resposta acima.
Não se preocupe se você não conseguiu resolver essa questão, não é suposto que você consiga. Isso porque os livros de biologia do ensino médio raramente apresentam o sistema nervoso - quem dirá o autônomo - em detalhe. E, além disso, a questão poderia indicar que a estrutura entre o nódulo sinoatrial e a medula é um gânglio, para facilitar o entendimento.