Após a classe deve-se dividir em grupos e cada um deve pesquisar o significado de um elemento da natureza nas seguintes matrizes: africana, indígena, ocidental e oriental.
( fogo, terra, ar e agua)
Respostas
(Selecionei as respectivas matrizes aos elementos em ordem.)
Fogo na cultura Africana: O controle do fogo é algo que distingue os seres humanos desde seu descobrimento. Desde então, o fascínio com o elemento é constante e ele representa uma grande e importante parte na arte da África. O fogo e a luz estão associados aos climas desérticos e de savana, ao sol forte desde o seu nascer ao seu pôr, representando o clico da vida e o balanço entre as forças da natureza. Além de tudo, o calor, o fogo e a fumaça estão associados a muitas tradições africanas.
Terra na cultura Indígena: A força da natureza e sua conexão com os índios é muito forte. Eles costumam dizer que suas terras são sagradas, e não apenas em um sentido sentimental ou figurado: a terra tanto serve de moradia como também é um elemento de extrema importância e peça central de sua identidade e religião, como nos rituais onde afirmam descansar o espírito de seus antepassados.
Ar na cultura Ocidental: Desde muito tempo atrás, já se estudava as forças da natureza existentes. Os considerados primeiros filósofos Gregos já tinham seus estudos sobre eles, e o ar tinha um grande impacto. Para Anaxímenes de Mileto, por exemplo, o ar era eterno e infinito e era o elemento primordial, compondo tudo o que é animado e inanimado: era a respiração do mundo. A Alquimia também dizia que o ar implicava que o ar era o elemento supremo, e a última fase para o estágio final do corpo.
Água na cultura Oriental: A água é um elemento muito presente e muito impactante para a cultura Oriental, especialmente por sua representatividade e seu uso no cotidiano. Desde seus costumes em beber bebidas quentes que se estendem até os dias atuais até mesmo sua representação no Feng Shui - onde a água é considerada o mais yin de todos os elementos - a água representa tanto a calmaria, paz e estabilidade quanto fúria, desequilíbrio e força. Suas representações também estão muito evidenciadas na arte, onde o elemento é frequentemente retratado.