Respostas
Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado. Esse grupo apresenta mais de 12.000 espécies descritas, as quais são encontradas em ambientes marinhos, água doce e ambiente terrestre. Como representantes mais conhecidos, podemos citar as minhocas e as sanguessugas.
Os anelídeos são agrupados em três classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.
→ Poliquetas (Classe Polychaeta)
Os poliquetas são organismos marinhos que apresentam uma grande quantidade de formas e estilos de vida. Eles podem mover-se livremente (errantes) ou ser sedentários, construindo e vivendo em galerias e buracos. Existem aproximadamente 8.000 espécies diferentes. A grande maioria possui tamanho menor que 10 cm de comprimento, apesar de existirem espécies de um metro.
As espécies desse grupo possuem uma estrutura corporal básica em que se observa corpo segmentado. De cada um dos segmentos saem estruturas carnosas que se assemelham a remos denominadas de parapódios. Dos parapódios, partem inúmeras cerdas, característica que dá nome à classe (poli = muitas; chaeta = cerdas).
→ Oligoquetas (Classe Oligochaeta)
Nos oligoquetas, encontramos um dos grupos de anelídeos mais conhecidos: as minhocas. Essa classe apresenta um número aproximado de 3.100 espécies descritas, que são encontradas no ambiente terrestre, em água doce e em ambientes marinhos.
O corpo dos oligoquetas apresenta uma segmentação bem desenvolvida, o prostômio é pequeno e sem apêndices sensoriais, como os observados em poliquetas. Esses animais também se diferenciam dos poliquetas por não possuírem parapódios. Normalmente apresentam cerdas (oligo = poucas; chaeta = cerdas), mas pouco diversas.
→ Hirudíneos (Classe Hirudínea)
Os hirudíneos é a menor classe dos anelídeos e apresentam cerca de 500 espécies. Nesse grupo, encontram-se representantes que vivem em água doce, ambiente marinho e também terrestre. Como representante, podemos citar a sanguessuga.
Nos hirudíneos, não encontramos parapódios, apêndices na cabeça e geralmente também não se observam cerdas, que estão presentes em apenas um gênero. Assemelham-se aos oligoquetas por causa da presença de clitelo e também por serem hermafroditas. O corpo desses animais é achatado dorsoventralmente e mais afilado na extremidade anterior. Apresentam ventosas nas extremidades, sendo a anterior, normalmente, menor que a posterior.