• Matéria: História
  • Autor: Suzy2000
  • Perguntado 9 anos atrás

Me ajudem com essa tarefa por favor é para amanhã !
- "O texto a seguir é trecho de um discurso do ministro francês Jules Ferry (1832- 1893) no parlamento de seu país.
  As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores."
1) O que se pode concluir com base nesse texto?
2) O que o autor do texto quis dizer com " o dever de civilizar"?

Respostas

respondido por: delayofgame2009
204
a) Os governantes europeus possuíam um ideal de superioridade de raça. Pela época, se referia ao colonialismo na África e Ásia.

b) Os africanos eram considerados selvagens devido a suas civilizações diferentemente organizadas. A tecnologia e os costumes de algumas culturas eram errados, e portanto "civilizar" significava levar os valores europeus aos locais ocupados pelas tais "raças" (e explorar estes locais, já que a superioridade era apenas um motivo para a dominação).
respondido por: EduardoPLopes
28

1 - Com base no texto podemos concluir que Jules Ferry defendia a instituição do Imperialismo, concebendo-a como uma coisa que existia dentro de uma "ordem natural" onde haveria "raças superiores" e "raças inferiores", cabendo aos "superiores" mandar e aos "inferiores" obedecer.

2 - O "dever de civilizar" era a implementação de tecnologias e instituições ocidentais em diversos territórios do continente africano e do continente asiático, suprimindo os costumes e a cultura local e impondo, no lugar delas, o modo europeu de viver.

Isto, contudo, se fazia não "para o benefício" dos colonizados, mas para atender aos interesses econômicos dos colonizadores, de modo a explorar a mão de obra e os recursos dos países por eles ocupados.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/15311332

Anexos:
Perguntas similares