Respostas
Homem começou a desenhar e pintar ainda nas cavernas da Pré-História, assim que se desprendeu da animalidade.
A Pré-História divide-se em duas grandes idades: a Idade da Pedra Lascada e a Idade da Pedra Polida (Paleolítica e Neolítica).
Não se sabe o certo, tudo nos primeiros caminhos acaba se evaporando em conjunturas e suposições.
Uns 50 mil anos da 'era histórica' é que se encontram os mais numerosos vestígios de manifestações artísticas nas paredes das cavernas - de Altamira, Lascaux Castilho - onde serviam de habitação, refugio ou santuário do homem.
As primeiras pinturas quase sempre representavam animais comestíveis, eram pintados por nômades caçadores e pescadores.
Usavam substâncias minerais, gorduras animais ou vegetais e aplicavam com as mãos, arremedos de pincéis ou soprados por meio de canudos.
Era uma pintura figurativa e realista: diz-se figurativo do pintor que representa as imagens visuais do mundo exterior, as formas e as cores como se mostram ao olhar.
Primeira mudança de estilo na pintura ocorreu ainda na Pré-História – foi a passagem do figurativismo realista da pedra lascada para o geometrismo abstratizante da pedra polida.
Não padece hoje dúvida que os desenhos e pinturas do homem da pedra lascada no interior das cavernas não nasciam de puros e desinteressados prazeres estéticos do gosto ornamental das cores e das formas ou para simples alegria dos olhos.
O homem paleolítico não praticava a arte pela arte, elas tinham uma finalidade utilitária, porque possuíam caráter mágico.
Desconhecendo religião, o homem da pedra lascada vivia dominado pela crença nos poderes mágicos.