Respostas
Resposta:
Téspis de Icaria, cantor grego de ditirambos durante o século VI a.C., foi, segundo algumas fontes da Grécia Antiga e especialmente Aristóteles, o primeiro ator do Ocidente a representar um personagem numa peça teatral. Segundo outras fontes, ele introduziu a figura do ator principal, destacando-se do coro.
Resposta:
Téspis de Ática foi um ator grego do começo do século V a.C., trazido de Icárias onde teria nascido, pelo tirano de Atenas Pisístrato, um amante da arte de imitar. É conhecido como o primeiro ator do mundo ocidental, e também como o primeiro produtor teatral.
Viajou pela Grécia, sozinho ou com o seu Coro, numa carroça que mais tarde ficaria conhecida como "carro de Téspis" que lhe servia de transporte e de palco para as suas representações.
Téspis de Ática teve a ousadia de pôr um homem a dialogar com o Coro, imputando-lhe assim a “invenção” do teatro, dando origem ao diálogo. Ele criou também o conceito de "monólogo" ao apresentar-se em Atenas, munido de máscara e vestindo uma túnica, interpretando o deus Dionísio.
Teria também criado o segundo-ator ao interpretar de uma só vez dois personagens distintos, usando para isso, duas máscaras, uma no rosto e outra na nuca. Ao que parece representava textos moralistas que criticavam o comportamento humano.