Respostas
Resposta:
Em 1893: Guerra de Canudos
Local: interior da Bahia
Lider: Antonio Conselheiro
Causa: populações desfavorecida, cujas necessidades eram esquecidas pelas autoridades
Consequencias: mobilizou mais de 10 mil soldados vindos de 17 estados, estima-se qe morreram 25 mil pessoas. Apenas na terceira tentatica de derrotar Canudos o governo venceu. Os poucos sobreviventes foram feitos prisioneiros. Canudos nao se rendeu, resistiu ate esgotamento total. Seus ultimos 4 defensores foram 1 velho, 2 homens feitos e 1 criança.
• Em 1912: Contestado
Local: Santa Catarina e parana
Lider: Miguel Lucena Boaventura, conhecido como Jose Maria
Causa: acampamentos surgiram na area, posseiros e pequenos agricultores expulssos de suas terras devido`às obras de construção da Ferrovia Brazil Railwail.
Consequencias: combates entre a população de Contestado e as tropas estaduais, os acampamentos foram totalmente destruidos.
•Em 1880, Cangaço
Local: Pernambuco
Lider: Lampião
Causa: a familis de lampião foi expulsa das terras que ocupava na agreste de Pernambuco
Consequências: lampião, maria Bonita e outros membros do grupo foram mortos pelas forças policiais.
•Em 1904, Revolta da Vacina
Local: RJ
Lider: Rodrigues Alves (presidente do pais)
Causa: as favelas do RJ eram focos de febre amarela, varíola e peste bulbonica. O sanitarista Olwald Cruz combatia a epidemia para vencer a febre amarela. Brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam pessoas à força. Explodiu, assim. uma revolta contra a maneira autoritária de o governo combater as doenças endemicas.
Consequências: o governo reagiu com violência. pessoas foram presas e deportadas para o Acre. As medidas sanitárias continuaram.
• Em 1910, a Revolta da Chibata
Local: MG e SP
Lider: João Cândido
Causa: os revoltosos eram contra o trabalho excessivo e os castigos corporais que recebiam como uso da chibata. Revoltosos tomaram o comando e ameaçaram bombardear o RJ.
Consequencias: O governo resolveu ceder as reivindicações dos marinheiros, assim que a rebeliao terminou, o governo mudou de ideia e xpulsou varios revoltos da marinha Brasileira. Joao Candido foi preso, depois encaminhado para uma hospital psiquiatrico.
• Em 1922, o Tenentismo ou a Revolta do Forte de Copacabana
Local: RJ
Lideres: capitaes e tenentes do Exercito e da marinha
Causa: oficias reivindicavam a reduçao do poder das oligarquias, o fim da corrupção, o voto secreto e a presença do Exercito no comando do pais.Defendiam tambem o ensino fundamental gratuito, apunição para os corruptos, a diminuição dos gastos publicos.
Consequencia: Em 1924,rebelioes tenentistas em SP e no RS. Derrotados nas cidades, os rebeldes uniram suas forças e formaram a COluna Prestes, um exercito de guerrilheiros civis e militares, liderados pelo capitação Luis Carols Prestes. sem conseguir adesao popular os membros da coluna refugiaram-se na bolivia.
• Em 10390, Revolução de 1930
Com o fim fa politica cafe-com-leite por causa da indicação de outro paulistas ao cargo presidencial, formou-se a Aliança Liberal formada por MG, RS E PB, que indicaram Getulio Vargas para presidente e julio Joao Pessoa para vice, que foi assassinado antes das eleições por um jornalista, fato que indignou ainda nais a Aliança Liberal. Mesmo assim Julio Prestes( candidato paulista) danhou a eleição atravez de fraude. Assim, Getulio fez uma revoluçao e tormou-se presidente, dando assim inicio ao Governo Provisorio.
• Em 1932, Revolução de 1932
a insatisfação generalizada em SP, formou-se a Frente Unica Paulista. Em julho, eclodiu o movimento contra o governo federal, exigindo a entrega do governo do estado para os paulistas, e a convocação imediata da Assembleia Constituinte. Todos eram chamadao a dar sua contribuiçoa em dinheiro, em ourom ou boicotando produtos vindos de outros estados. Em otubro, os paulistas se renderam, mas apesar disso, vargas teve de atender a uma das reivindicações do movimento, a convocação de uma Assembleia Constituinte.
Explicação:
espero ter ajudado, bons estudos! : )