Respostas
Resposta:
Características que vão ajudar você a saber mais sobre o Toyotismo
1. Princípio da acumulação flexível
2. Mão de obra multifuncional
A participação da mão de obra ocorre de forma diferente da utilizada por outros sistemas de produção. Um dos pontos que caracteriza o Toyotismo, no entanto, é o fato de os trabalhadores atuarem em várias etapas da linha de produção, descentralizando o poder de decisão, que deixa de estar apenas nas mãos de administradores e gerentes. O funcionário pode interromper o processo de produção caso identifique algum problema ou alguma anomalia na produção.
3. Utiliza o sistema Just in time
O Just in time é uma forma de gerenciamento que combina a encomenda de recursos juntamente dos fornecedores com os calendários de entrega de produtos finais. Evita os desperdícios.
4. Faz uso do método Kanban
Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa cartão ou sinalização. Esses cartões ou sinalizações são utilizados pelos funcionários para indicar o andamento da fabricação em série.
5. Tem um rigoroso controle de qualidade
Um dos aspectos mais prezados pelo Toyotismo é a qualidade de seus produtos. Para atingir esse objetivo, o conceito do Toyotismo inclui uma grande dedicação ao controle de qualidade.
Explicação:
Também conhecido por Sistema Toyota de Produção, o Toyotismo é um modelo japonês de produção de mercadorias que produz apenas em quantidades necessárias à demanda para evitar o desperdício.
O Toyotismo era uma forma de dinamizar a produção e baratear os custos.
O Fordismo tem como base a produção em massa e o estoque de uma grande quantidade de mercadorias.
O Toyotismo, por sua vez, é baseado na demanda. A produção é flexível e varia de acordo com as necessidades do mercado.
Essa nova abordagem trazida pelo Toyotismo tinha como objetivo a completa eliminação de todos os desperdícios e por esse motivo, os produtos apenas eram produzidos em quantidades suficientes para satisfazer as necessidades dos clientes.