Respostas
Resposta:
Bolchevique é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Lenin. Em Portugal, foram inicialmente designados maximalistas.
Explicação:
Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. O segundo grupo, a minoria do antigo POSDR ficou conhecido como "mencheviques", ou minoria, (em russo: menscinstvó) e era um grupo que acreditava em uma fórmula mais moderada de socialismo, que deveria ser implantado após o pleno amadurecimento do capitalismo em terras russas. Os principais líderes dos mencheviques eram Gheorghi Plekhanov e Iulii Martov.
Do período que vai do Congresso de 1903 até a Revolução de Outubro de 1917, o Partido Bolchevique foi formado majoritariamente por intelectuais e pequeno-burgueses e atuou na clandestinidade. Mantiveram durante boa parte deste período a atuação clandestina, pela qual difundiam um programa de ação revolucionário, muitas vezes fora das leis estabelecidas pelo czar.