Segundo Trindade e Cosme (s/a, p. 6), "um dos maiores problemas da escola pública reside na tentativa de "desvalorizar as suas finalidades educativas face às suas finalidades sociais, enquanto resposta generosa que, sob a capa da sua afirmação como um espaço inclusivo, contribui para definir essa mesma escola como um contexto marcado mais por preocupações de natureza filantrópica do que por preocupações de caráter cultural."
Sobre a escola pública, analise as afirmativas abaixo:
I - Dificuldade em cumprir os propósitos da universalização do acesso à escola em função das exigências para que todos possam acessar a educação, independente do lugar aonde se esteja, ou seja, oriundo.
II - A sociedade tem vivenciado o dilema de como conviver com a diversidade no ambiente escolar e fazer de forma menos "dolorida" a incorporação de todos que desejam estar no espaço escolar, aceitando a diversidade produzida pela história e pela divisão de classes sociais.
III - A vida escolar está permeada pela participação dos movimentos sociais nas manifestações de luta pela cidadania ao longo dos séculos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
somente I e III
b)
somente II e III
c)
somente II
d)
somente I e II
e)
I, II e III
Respostas
A alternativa E está correta.
O âmbito escolar como mecânica de instituição social deve ser compreendido com o objetivo de formar indivíduos em um caráter social dentro e fora da escola.
Cabe a gestão escolar tal como os educadores, assistentes sociais e pedagogos auxiliarem os alunos nas diversas problemáticas que os cercam, introduzindo não só conteúdo didático, mas explorando a cooperação e coletividade entre os alunos.
A partir disso, podemos observar que a desigualdade social, por si, já é uma consequência que prejudicial para o desenvolvimento da criança, fato este que pode ser compreendido junto a má distribuição de renda, que implica no esclarecimento e desenvolvimento do jovem.
Resposta:
1) e) I, II e III
2) e) I, II e III
3) b) V, F, V
4) b) A nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Deve aumentar a capacidade dos indivíduos de serem sujeitos, de compreender o outro em sua cultura.
5) a) de Educação Popular
Explicação: