• Matéria: Geografia
  • Autor: darlenevasconcelos36
  • Perguntado 6 anos atrás

explique qual a relação do cafe e do ouro no processo de ocupação territorial do brasil​

Respostas

respondido por: Aurora72
0

Resposta:

Olá, pessoal! Tudo bem?  na área, ministro aulas de Geografia no Estratégia Vestibulares, e o nosso papo hoje é sobre os Ciclos Econômicos mais importantes do Brasil. Vamos pensar um pouco sobre a influência dos portugueses no uso dos nossos recursos para o fomento da economia no Brasil.

Os portugueses exploraram o Brasil da forma mais rentável possível, primeiramente com o Pau-Brasil, passando para cana-de-açúcar, ouro etc. Vale mencionar, que o ciclo econômico está relacionado às atividades citadas, mas elas não eram exclusivas, uma vez que o Império Português tinha como objetivo principal a obtenção de lucro.

Logo, além desses ciclos, também foram exploradas outras atividades, dentre as quais a pecuária bovina, o artesanato e a manufatura. Apesar de ciclo dar a ideia de que ocorreu somente durante um período histórico, essa afirmação está equivocada, uma vez que, até os dias de hoje, o Brasil é referência quanto à produção de café e cana-de-açúcar, por exemplo.

Durante as Grandes Navegações, Portugal buscava metais preciosos. Esses, porém, não foram encontrados na costa atlântica brasileira. Assim sendo, outra exploração econômica era necessária. Até a primeira metade do século XVI, o pau-brasil foi explorado no nosso país.

Devido à coloração avermelhada da madeira, a mesma era utilizada para tingir os tecidos na Europa. Nessa ocasião, os portugueses utilizavam a mão de obra indígena para cortar e transportar a árvore e, em troca, recebiam algum artefato (prática conhecida como escambo).

Esse foi um dos ciclos econômicos do brasil mais cursos, pois os portugueses perceberam uma rentabilidade maior na plantação de cana-de-açúcar. Isso sem falar que esse ciclo impossibilitava a implantação de núcleos de povoamento.

Vale lembrar que, para alguns estudiosos, o ciclo do pau-brasil não é considerado um ciclo econômico, uma vez que ocorreu em um período conhecido como pré-colonial.

O ciclo da cana-de-açúcar

O segundo ciclo econômico foi o da cana-de-açúcar que durou até o final do século XVIII. Entre os motivos que levaram os portugueses a cultivarem essa cultura, podemos destacar: as condições climáticas e pedológicas (solo) eram favoráveis à germinação.

O Império Português já possuía técnicas de plantio, uma vez que havia plantado em outros locais e, principalmente, o açúcar era um produto de alto valor no mercado europeu. Cabe destacar que o sistema de plantio utilizado foi o plantation:

caracterizado pela monocultura, no caso, somente cana;

pelo latifúndio (enormes áreas de terras);

uso de mão de obra escrava proveniente da África;

e plantação voltada para o mercado externo, especialmente para Europa.

Perguntas similares