O filme Eu, Robô (2004) é uma ficção científica que acontece no ano de 2035, momento em que a presença de robôs para auxiliar os humanos em tarefas cotidianas é algo natural. A ação desses robôs é guiada por um código de programação, chamado de Três Leis da robótica: 1) um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sobra algum mal, nem permitir que ela própria o faça. Um robô não pode ferir um ser humano. 2) Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos que em tais ordens contrariem a Primeira lei. 3) Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda leis. Entretanto Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é um robô, Sonny. A grande questão que se coloca é: se Sonny realmente for o assassino de Dr. Miles e, portanto, tiver ido contra às Leis da Robótica, seria possível dizer que robôs também podem ser livres, determinando suas escolhas?
Respostas
Resposta:
Essa é uma questão muito debatida pelos programadores e cientístas, eu acredito que sim eles podem ser livres pois se forem programados
com personalidade como as inteligências artificiais Alexa e outras, se tomarem uma formal funcional como as dos seres vivos, eles poderiam sim determinar suas escolhas, lembrando que tudo depende de como o robô foi programado.
Explicação:
Espero tem ajudado !!
A priori não, pois robôs não têm capacidade para o livre arbítrio, isto é, maquinas robóticas agem de acordo com os limites de sua programação; caso comprove que Dr. Miles foi morto por Sonny, deve-se buscar a causa por isso, que será encontrada no código de programação do robô, que foi diretamente ou indiretamente escrito por um humano.
Resumo: não, robôs são maquinas artificiais e não agem fora da liberdade que lhes foi dada - por um humano - e toda consequência dessa ação é inteiramente culpa dos seres humanos envolvidos.
_________
*Spoiler: no clímax do filme, descobre-se que havia um erro na inteligência artificial da central de comandos dos robôs...