Respostas
Resposta:
Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados diferentes.
exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!
Explicação:
Resposta:
Antes de falarmos sobre os valores semânticos, vamos entender o que é semântica. Esse termo tem origem grega (semantiká), e os estudos linguísticos que estão pautados na semântica são aqueles que levam em conta o significado das palavras.
Como já dissemos, não é só aquele significado que está no dicionário, mas aquele que surge da interação social, do uso da linguagem em diversos contextos. Veja:
1. No jardim havia uma linda flor lilás.
2. Maria é uma flor!
3. Chegou derrubando tudo, delicado como uma flor!
Temos três situações em que a palavra flor foi empregada. Na primeira, o sentido de flor é o de uma planta, um sentido literal. Na segunda temos uma metáfora que compara Maria a uma flor, o que pode significar que essa pessoa é delicada, amorosa etc. Já no terceiro exemplo, sinta a ironia, a palavra flor foi designada para mostrar o contraste entre uma pessoa delicada e o sujeito que chegou derrubando tudo.
Percebeu como mudaram os sentidos? Como o emprego das palavras influi no seu valor semântico?
Esse valor nada mais é do que o significado das palavras dentro dos contextos em que se inserem. Sendo assim, alguns termos nas orações nos ajudam a dar o sentido que queremos em nossos textos.
São as preposições, os advérbios e as conjunções, o que veremos a seguir por meio de exemplos e frases que utilizamos ao escrever e que lemos todos os dias, atribuindo significados e sentidos, nem sempre literais.
Explicação: Espero ter ajudado :)