1. UEPA.) Leia o texto a seguir para responder a esta questão. Atualmente, os casais buscam métodos anticoncepcionais que lhes permitam um planejamento familiar, com um determinado número de filhos. Nos países em desenvolvimento, com altos níveis de pobreza, existem dificuldades no controle da gravidez, pois faltam programas de orientação sexual, educacional e condições de acesso aos métodos contraceptivos. Dentre esses métodos, alguns são combinações de hormônios que impedem a maturação dos folículos e a ovulação; outros são cirúrgicos, impedindo a fecundação do ovócito, e ainda há os que também servem como prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Adaptado de BIOLOGIA: Seres Vivos, volume 2, Cesar e Sezar, 2009. Os métodos contraceptivos tratados no texto são, respectivamente: *
1 ponto
a) Preservativo (camisinha), pílulas anticoncepcionais e dispositivo intrauterino.
b) Preservativo (camisinha), laqueadura e pílulas anticoncepcionais.
c) Tabela, dispositivo intrauterino e laqueadura.
d) Pílulas anticoncepcionais, laqueadura e preservativo (camisinha).
2. Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST, não importando a idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST. Sendo assim, o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHA, e redução de danos são um grupo de ações preventivas de extrema importância que se denomina: *
1 ponto
a) Prevenção combinada.
b) Prevenção massiva contra as IST’s.
c) Prevenção extraordinária.
d) Prevenir para não remediar
Respostas
1 - D) Hormônios que impedem a ovulação são os anticoncepcionais na forma de comprimidos, adesivos, etc., o método cirúrgico é a laqueadura e o método que impede além da gravidez as DST's (ou IST's) é a camisinha.
2 - A) A prevenção às infecções sexualmente transmissíveis deve acontecer de maneira ampla, combinando várias ações. Portanto, a resposta correta é a letra a, ou seja, a prevenção combinada.
1) d) Pílulas anticoncepcionais, laqueadura e preservativo (camisinha).
2) a) Prevenção combinada.
O método contraceptivo que apresenta como mecanismo de ação a manutenção de níveis hormonais a fim de evitar a ovulação é a pílula anticoncepcional.
A laqueadura e a vasectomia são métodos cirúrgicos.
Para proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, temos o preservativo.
A prevenção combinada abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHA, redução de danos, entre outros.