• Matéria: História
  • Autor: orlandoansolin
  • Perguntado 5 anos atrás

Ao longo dos séculos, a religião foi usada como justificativa para o que?

Respostas

respondido por: maicycristina
9

Resposta:

O cenário histórico que serve de pano de fundo para a discussão desses pensadores é o desenvolvimento e ascensão do Cristianismo e grande influência da Igreja Católica como instituição social. Se o Império Romano se esfacelava, a Igreja acumulou grande riqueza material. Se o Império Romano sofria ataques de povos bárbaros, a Igreja desempenhava o papel de conciliadora entre a nobreza feudal.

A fé cristã, segundo a doutrina da Igreja Católica, era a verdade mais elevada. Qualquer ato que discordasse do postulado pela Igreja era considerado uma heresia. Todas as investigações filosóficas e científicas tinham que partir do pressuposto de que a verdade já havia sido revelada pelo próprio Deus. A única tarefa possível à ciência e à filosofia era a comprovação racional da fé. Muitos pensadores cristãos investiram nesse trabalho e tentaram, a partir da filosofia grega ou contra ela, convencer os descrentes.

Entre esses pensadores, podemos incluir os “padres apologistas”, ou seja, aqueles padres que mostravam a superioridade da fé cristã em relação ao paganismo ou politeísmo. Esses padres, como Orígenes, Justino e Tertuliano, rejeitavam o recurso às filosofias gregas. Importante lembrar que, nessa época, as obras de Platão e Aristóteles estavam desaparecidas e o conhecimento que se tinha delas passava pelo prisma dos filósofos estoicos e neoplatônicos e, por isso, apresentavam elementos místicos ou comportamentos que a Igreja considerava “imorais”

Explicação:

respondido por: EduardoPLopes
0

Historicamente as religiões foram usadas como justificativa para um grupo bastante diverso de coisas: justificaram o poder político dos reis, a perseguição violenta aos pagãos, a divisão da sociedade em classes, os papéis de gênero, incontáveis guerras e as formas de relacionamento entre as pessoas.

Que frequentemente as religiões tenham sido usadas para justificar atrocidades, contudo, não significa que elas só serviram historicamente para isto. Há incontáveis casos históricos em que a religião inspirou um esforço social para superar uma crise, como o Cerco de Paris ou períodos de fome e seca.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/14054616

Anexos:
Perguntas similares