• Matéria: Sociologia
  • Autor: franciscasilva103
  • Perguntado 5 anos atrás

A escola funcionalista revolucionou a forma de estudar a cultura.De que fo​

Respostas

respondido por: ppolar57
0

Resposta:

Em antropologia, funcionalismo é uma vertente que resulta da reação ao evolucionismo, que, no início do século XX, era o paradigma dominante também nas ciências sociais. Os funcionalistas buscaram explicar os fenômenos em termos das suas funções. Assim, cada escola social seria determinado por uma ou várias funções, e cada elemento da cultura destinar-se-ia a cumprir uma determinada tarefa — uma função — dentro de uma estrutura social mais abrangente. [1] Influenciados por algumas ideias de Durkheim, Malinowski e Radcliffe-Brown são geralmente considerados como fundadores da antropologia funcionalista - e da própria antropologia social[1] [2].

Vale destacar que o funcionalismo e funcional-estruturalismo na antropologia é distinto de teorias homônimas na sociologia[3].

Alan Barnard [4] diferencia o "funcionalismo em sentido estrito" e o "funcionalismo estrutural". Na primeira vertente, a figura destacada é Lamark, com discípulos como Raymond Firth. Ao funcionalismo estrutural pertencem Radcliffe-Brown e seguidores seus, como Evans-Pritchard (nos primeiros trabalhos), Isaac Schapera, Meyer Fortes e outros, abordando principalmente as estruturas sociais e os sistemas de relações sociais que mantêm uma sociedade estável e integrada.

Explicação:

Espero ter ajudado ;)

Perguntas similares