As sensações que nós temos são percebidas pelos órgãos dos sentidos (tato pela pele, olfato pelo nariz, visão pelos olhos, gustação pela boca, e audição pelos ouvidos) que levam esses impulsos recebidos até o cérebro, que os decodifica nas sensações que temos. É possível que duas pessoas que sejam submetidas aos mesmos estímulos tenham percepções diferentes desses estímulos? *
Respostas
Resposta:
A percepção é, assim, caracterizada como a possibilidade de reconhecimento (no sentido de apreensão pelos órgãos dos sentidos) de algum estímulo que atinge o organismo, sendo que a "interpretação" dessa percepção é feita pelo aparelho psíquico:
Explicação:
A maior parte do desprazer que experimentamos é um desprazer perceptivo [Wahrnehmungsunlust]. Esse desprazer pode ser a percepção de uma pressão por parte das pulsões [Triebe] insatisfeitas, ou ser a percepção externa [äussere Wahrnehmung] do que é aflitivo em si mesmo ou que excita expectativas desprazerosas no aparelho psíquico [ou anímico], portanto, o que é por ele reconhecido como um perigo. (1920, p.221).
Resposta correta é:I e IV apenas.
Explicação:
Segundo Correia Filho (2007, online), a compreensão da realidade é sempre mediada pelo cérebro; contudo, olhos, ouvidos, boca, nariz e pele são as ferramentas essenciais na construção do que entendemos por realidade. Apesar de percebermos o mundo de forma semelhante (por meio dos sentidos), é importante ir além dos padrões. O neurocientista Pedro Calabrez defende a ideia de que, apesar do cérebros humanos e, portanto, nossa percepção de mundo terem grande similaridade uns com os outros, a compreensão individual de nossas experiências de mundo são subjetivas e peculiares.
A partir do exposto no enunciado, leia as asserções e assinale a alternativa correta:
I- Apesar de sermos semelhantes, cada ser humano percebe o mundo a sua maneira, captamos o mundo físico de forma bem pessoal.
II- A decodificação que um cérebro faz da cor azul será sempre a mesma em qualquer pessoa, a experiência de cada um não interfere em sua percepção.
III- A ciência prova que a experiência sensorial de um indivíduo é exatamente igual a de outro, afinal somos da mesma espécie.
IV- Podemos ser expostos, junto com outras pessoas, à sensação de frio extremo, por exemplo, mas cada um terá uma sensibilidade única.
a.
I, III e IV apenas
b.
I, II e IV apenas.
c.
III e IV apenas.
d.
II e III apenas.
e.
I e IV apenas.