A circulação fetal difere da extrauterina anatômica e funcionalmente. A única conexão entre o feto e o meio externo é a placenta, que o serve nas funções de "intestinos" (suprimento de nutrientes), "rins" (retirada dos produtos de degradação) e "pulmões" (trocas gasosas).
Respostas
Resposta: I e II
Explicação:
Pergunta completa-> A circulação fetal difere da extrauterina anatômica e funcionalmente. A única conexão entre o feto e o meio externo é a placenta, que o serve nas funções de "intestinos" (suprimento de nutrientes), "rins" (retirada dos produtos de degradação) e "pulmões" (trocas gasosas). Com o auxílio desta definição, julgue as afirmações que se seguem.
I- O sangue oxigenado proveniente da placenta chega ao feto por meio da veia umbilical.
II- No feto, a circulação pulmonar é praticamente inexistente, sem função de hematose.
III- O sangue do átrio esquerdo é parcialmente dirigido para o átrio direito por meio do forame oval.
IV- Grande parte do sangue que vem pelo tronco pulmonar é conduzida para o ducto arterioso, que desemboca na veia cava superior.
V- O ducto venoso continua com as mesmas funções na vida pós-uterina.
A afirmativa III está incorreta, pois o forame oval está localizado no átrio direito. A afirmativa IV está incorreta, pois o ducto arterioso desemboca na parte torácica da aorta. A afirmativa V está incorreta, pois o ducto venoso após o nascimento se oblitera e forma o ligamento arterioso.