É importante sabermos quais motivos levam o educador a filosofar, o que o move para esta ação e quais são as novas questões que a filosofia da educação pode trazer para melhorar a profissão do docente. Nesse sentido, sobre a tarefa da filosofia da educação para a formação do professor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Levar aos educadores um método de reflexão que lhes auxilie na forma de entender e solucionar os problemas educacionais.
( ) Permitir aos educadores uma forma de resolver os problemas educacionais de forma única e padronizada, por meio da reflexão.
( ) Envolver os educadores num pensamento reflexivo mais complexo, seguindo um método para questionar.
( ) Ampliar horizontes e construir novas perspectivas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - F.
d) V - F - V - V.
Respostas
Resposta:
d) V - F - V - V
Explicação:
Creio que assim seja, pois a única alternativa que me aparenta falsa é a segunda, pois a filosofia não é uma ciência que priva nenhum ser, tampouco o educando a ideias concretas e padronizadas
Resposta:
V F V V
Explicação:
A tarefa da filosofia da educação é oferecer aos educadores um método
de reflexão que lhes permita encarar os problemas educacionais, penetrando na sua complexidade e encaminhando a solução de questões.
Levada nesse caminho de discussão e complexidade, a filosofia da
educação não será imediatista, nem se contentará como uma teoria de fórmulas prontas com resultados previsíveis. Não se resumirá a atender anseios e crises momentâneas.
Seu papel na formação do educador será de avaliação, reflexão, ampliação de horizontes e de construção de novas perspectivas de trabalho (SAVIANI, 2007; MORELL, 2015).