• Matéria: Geografia
  • Autor: saralins232
  • Perguntado 6 anos atrás

A seca ocasiona no Nordeste o colapso parcial ou total do sistema produtivo rural, dificulta o abastecimento da população do semiárido quanto à água e aos gêneros alimentícios de primeira necessidade e aumenta o desemprego na agricultura. A combinação desses fatores provoca o empobrecimento generalizado, o desemprego de muitos, a pressão junto às autoridades, a invasão de cidades, a migração forçada e a INDÚSTRIA DAS SECAS”.Considerando na área do Sertão a existência de apenas dois agentes sociais:de um lado, as famílias dos trabalhadores e de outro, os grandes proprietários e chefes políticos nordestinos, pode-se afirmar que *

a) o significado da “indústria da seca” retrata bem a situação, a seca existe não pela quantidade de chuvas registrada durante o ano, mas pela regularidade de sua presença, e todos empobrecem nas estiagens prolongadas.

b) apenas o pobre sofre porque não tem reservas para os meses de estiagem, mas há sempre medidas governamentais que auxiliam os flagelados, impedindo-os de passar fome ou de migrar para outras regiões.

c) o texto exagera, porque a seca como é apregoada não existe, pois há áreas do mundo onde chove menos do que no Nordeste e as pessoas não passam do mundo onde chove menos do que no Nordeste e as pessoas não passam fome, portanto, outros fatores respondem pelas condições do Sertão.

d) o texto apresenta as consequências da seca no Sertão, onde os mais pobres perdem e os mais ricos aumentam suas terras e recebem verbas emergenciais dos governos, que não chegam ao homem realmente necessitado.

e) os dois sofrem com a seca, embora de formas diferentes e os mais ricos só conseguem ganhar em épocas de chuvas.

Respostas

respondido por: deividvlog2
20

Resposta:

respsta d?   eu acho que e a d                                                                  

Explicação:

estou dando meu melhor(por favo nao me critique)

Perguntas similares