Os primeiros cabos submarinos foram instalados há mais de 150 anos. Eles constituíam uma enorme malha de cabos de cobre que ligava os Estados Unidos e vários países europeus, conectando-os para que mensagens de telégrafo fossem enviadas. Todavia, com a explosão da internet no final dos anos 1980, os cabeamentos ligando continentes e lugares passaram a utilizar a transmissão por fibra óptica.
A vantagem obtida na troca dos cabos de cobre pelos de fibra óptica é o fato de que estes
a) possuem menos massa.
b) impedem choques elétricos.
c) resistem a colisões mecânicas.
d) apresentam menos custo de implantação.
e) transmitem mais informações simultâneas.
Anterior
Respostas
Olá! Boa tarde.
Resposta:
1-A velocidade da fibra óptica é maior do que os cabos tradicionais de fio de cobre, já que através dos cabos de fibra óptica, os dados são transformados em luz, assim sendo enviados muito mais rapidamente do que outros tipos de onda. O que isso significa? Que podem transmitir bilhões de bits de informação digital de dados por segundo. Os cabos são formados por pequenos espelhos em toda sua extensão, permitindo que a luz viaje mais rápido. (Maior capacidade de transmissão).
Espero tê-lo ajudado.
A alternativa correta é a letra E). O desenvolvimento da fibra óptica foi muito importante justamente por que existiam muitos gargalos na transmissão de informação de modo que a velocidade e a qualidade as quais as informações viajavam muitas vezes era comprometida por conta de diferentes fatores como a diafonia ou interferência eletromagnética externa.
A fibra óptica possui maior imunidade a ruído bem como uma maior capacidade de transmissão de informações do que os cabos de cobre. Sua única desvantagem em comparação aos cabos antigos é que possui uma resistência mecânica menor.