• Matéria: Português
  • Autor: matheusalmeidap8h5ug
  • Perguntado 6 anos atrás

Lídio Corró, um sentimental, sente um aperto no peito, ainda há de morrer numa hora dessas, de emoção. Pedro Arcanjo mantém-se sério por um momento; distante, grave, quase solene. De repente se transforma e ri, seu riso alto, claro e bom, sua infinita e livre gargalhada: pensa na cara do professor Argolo, na do doutor Fontes, dois luminares, dois sabidórios que da vida nada sabem. São mestiças a nossa face e a vossa face: é mestiça a nossa cultura, mas a vossa é importada [...]. Iam morrer de congestão. Seu riso acendeu a aurora e iluminou a terra da Bahia. (AMADO, Jorge. Tenda dos milagres. São Paulo: Martins. p. 163) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a)O narrador criou a palavra sabidórios acrescentando um prefixo responsável por modificar o significado da palavra primitiva.
O narrador utilizou o termo sabidórios atribuindo-lhe um sentido pejorativo, depreciativo.
b)O efeito pretendido pelo narrador ao utilizar o termo sabidórios foi de enaltecimento da capacidade intelectual das personagens.
c)Sem prejuízo de sentido, o termo sabidórios poderia ser substituído por estudiosos ou eruditos.
d)A palavra sabidórios conserva a mesma significação do sufixo empregado em casório, palavrório, classificatório e giratório.

Respostas

respondido por: claudenormacedo47
3

Letra (D)

Espero te ajudado :)


matheusalmeidap8h5ug: vlw
respondido por: MariEduarda17
0

Resposta:  O narrador utilizou o termo sabidórios atribuindo-lhe um sentido pejorativo, depreciativo.

Explicação: O efeito pretendido pelo narrador ao utilizar, ironicamente, o sufxo -ório no termo sabidórios foi pejorativo e depreciativo, noções que também se encontram no termo palavrório. Em virtude da intenção irônica do narrador, confrmada no fragmento “dois luminares, dois sabidórios que da vida nada sabem” e nas risadas que acompanham sua reflexão, o termo sabidórios não expressa enaltecimento da capacidade intelectual das personagens, o que invalida a substituição por eruditos ou estudiosos.

Perguntas similares