Segundo Kotler (2000, p.448) serviço é conceituado como sendo "Qualquer ato ou
desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não
resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um
produto concreto".
Analise as alternativas abaixo em relação às características peculiares dos serviços.
1 - intangibilidade (não pode ser visto, ouvido, cheirado, provado ou sentido);
II - inseparabilidade (não pode separar de quem presta o serviço);
III - variabilidade (depende de quem, como e onde é fornecido);
IV - perecibilidade (um serviço não pode ser estocado).
Esta correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS!
Explicação:
“Intangibilidade - os serviços são intangíveis. Ao contrário dos produtos físicos, não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Uma pessoa que se submete a uma cirurgia plástica no rosto não pode ver os resultados exatos antes da compra da cirurgia; e o paciente que vai ao consultório do psicanalista não pode prever o resultado da análise.” (Kotler)
“Inseparabilidade - normalmente, os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente. Esse princípio não se aplica aos bens materiais, que são fabricados, estocados, distribuídos por meio de revendedores múltiplos e, posteriormente, consumidos. Se o serviço for prestado por uma pessoa, ela faz parte deste. Como o cliente está, também, presente enquanto o serviço é produzido, a interação do fornecedor-cliente é uma característica especial do marketing de serviços. Ambos afetam o resultado do serviço.” (Kotler)
“Variabilidade – os serviços são altamente variáveis, uma vez que dependem de quem os executa e de onde são prestados. Alguns médicos têm excelente dedicação aos pacientes e são muito bons com crianças, outros não. Alguns cirurgiões têm muito sucesso ao realizar determinada cirurgia, outros nem tanto.” (Kotler)
“Perecibilidade – serviços não podem ser estocados. Alguns médicos cobram de seus pacientes o horário quando eles não comparecem à consulta marcada, porque o valor do serviço existiu apenas naquele período. A perecibilidade dos serviços não é problema quando a demanda é estável, porque é fácil antecipar sua prestação. Quando a demanda é flutuante, as empresas de serviços enfrentam problemas difíceis.” (Kotler)