Respostas
semelhanças
Embora nunca tenham tido contato entre si, os três povos possuíam muitas semelhanças curiosas. A primeira delas é a religião. Todos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. E todos esses deuses eram o que hoje chamamos de fenômenos da natureza: sol, trovão, arco-íris, chuva, lua, etc. Em comum, também tinham os sacrifícios humanos como oferenda. Os maias, ofereciam seus inimigos em sacrifício. Já os astecas eram talvez os mais cruéis, pois ofereciam, além dos prisioneiros de guerra, crianças. Eles acreditavam que a terra devia ser alimentada com sangue humano. Enquanto os incas preferiam oferecer animais e recorriam ao sacrifício humano apenas em situações muito graves ou no início de um novo reinado.
Outro ponto em comum entre os três era a economia baseada na agropecuária, com foco na plantação de milho e de feijão. Os maias já possuíam em sua época algumas técnicas para o plantio, como o uso de adubo e a construção de canais de irrigação. Uma curiosidade aqui: os maias achavam que a matéria-prima do ser humano era o milho. Esse povo também plantava mandioca, abóbora, batata, tomate, cacau, algodão e frutas como abacaxi, maracujá, banana e caju. Já os astecas plantavam em pedaços de terras drenados, conhecidos como chinampas. Também cultivavam tomate, melão, baunilha, algodão, agave, tabaco, mandioca, pimenta e cacau. É deles o primeiro chocolate que se tem notícia, que era uma bebida quente à base do cacau.
As semelhanças não param por aí. Os três povos alcançaram um elevado nível no artesanato, nas esculturas e em suas arquiteturas. Todos podem ser destacados por suas roupas coloridas e seus bordados. Seus templos eram muito bem arquitetados. Eles também tinham em comum centros políticos e religiosos: para os incas era Cuzco e Machu Picchu; para os astecas era Tenochtitlán e os maias possuiam Chichén Itzá, Tikal, Copán e Palenque. Os três tinham hierarquias: soberanos dominavam, seguidos por sacerdotes, altos funcionários e a classe de guerreiros, que eram sustentados pelo trabalho de artesãos, camponeses e escravos. Além disso, não se pode negar a grande inteligência e conhecimento desses povos, em áreas como matemática e astronomia.
espero ter ajudado! citei um MONTE DE SEMELHANÇAS