Respostas
A democracia ateniense, se comparada com os actuais regimes democráticos, apresentava algumas contradições e limitações, tais como:
- só os cidadãos podiam participar no governo da cidade-estado (eram excluídos da vida politica os metecos, os escravos e as mulheres).
- a existência de escravos.
-o imperialismo ateniense patente na Liga de Delos.
- a existência da condenação ao ostracismo e à morte.
-a limitação à liberdade de expressão.
Apesar das suas limitações, a democracia ateniense foi um exemplo de participação cívica, sendo um dos mais importantes legados que a Civilização Grega nos deixou.
Os limites da democracia ateniense eram a estrutura escravocrata daquela sociedade e a sua cultura patriarcal.
O aspecto escravocrata impedia que os escravos tivessem direitos políticos, sendo totalmente excluídos do direito ao voto e das deliberações públicas - embora tivessem direitos que deveriam ser respeitados por seus senhores.
Já o aspecto patriarcal excluía as mulheres da política: mesmo que fossem livres e ricas, não poderiam votar, ocupar cargos públicos ou se expressar livremente na praça pública, de modo que apenas homens poderiam participar da democracia ateniense.
Além disto, a depender do período, havia critérios proibitivos de renda para votar - a esmagadora maioria dos pobres não votava - ou ocupar cargos.
Mais sobre a política grega em:
https://brainly.com.br/tarefa/21694332