quero um texto de 15 linhas explicando possiveis interpretaçao que podem ser construidas sobre o texto oswaldiano ressaltando elementos presentes nos textos 2 e 3
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Resposta:
Yoo, você pode ler isso aqui, que vai ajudar a entender os dois textos, e assim você escrever seu ponto de vista sobre cada um.
Nos textos o ponto de vista explicitado na "Canção do exílio", o autor do "Canto de regresso à pátria" lança mão do mesmo gênero literário e da mesma estrutura, o tema e estilo para fazer ver sua argumentação, diversa da do texto original.
O efeito de sentido de crítica ao texto trazido para o diálogo decorre especialmente de substituições lexicais, representadas pela troca de "canção" por "canto", "exílio" por "regresso", "palmeiras" por "palmares", de "cantam" por “gorjeiam" e vice-versa, de "aves" por "passarinhos", de "nosso" -e variações de gênero e número- por “minha", dentre outras ocorrências.
Esses nomes e verbos não significam somente pelo valor semântico particular de cada item lexical substituído, mas pela relação de sentido entre os termos envolvidos na substituição, a partir de uma trajetória histórica, de memória, que permite que nós, brasileiros, percebamos o tom da crítica, que se dá por meio do efeito de identificação e não identificação com o olhar nacionalista idealizado para a pátria, evidenciado no texto de Gonçalves Dias, ou com o olhar crítico para a realidade histórica do país, explicitado no texto de Oswald de Andrade.
A partir do exemplo discutido acima, podemos perceber que a presença do Outro está necessariamente materializada no poema "Canção de regresso à pátria", de Oswald de Andrade. A "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, foi literalmente trazida para o embate, e se faz presente pelo gênero, pelo tema, pelos componentes lexicais, e pela estrutura composicional no texto de Oswald. O efeito de sentido advindo do poema, de rompimento, crítica e subversão em relação à proposta ufanista de Gonçalves Dias, contudo, não é produzido somente a partir da identificação do texto com o qual se relaciona, mas também a partir da posição desse Outro, do confronto entre os lugares subjacentes à significação, do lugar a partir do qual os sujeitos, de ambos os textos, significam. Assim, subjaz à significação, em toda relação intertextual, também uma relação que se dá no campo do conceito, da não materialidade, na esfera do confronto.
Espero ter ajudado!!!!!
Explicação:
Yoo, você pode ler isso aqui, que vai ajudar a entender os dois textos, e assim você escrever seu ponto de vista sobre cada um.
Nos textos o ponto de vista explicitado na "Canção do exílio", o autor do "Canto de regresso à pátria" lança mão do mesmo gênero literário e da mesma estrutura, o tema e estilo para fazer ver sua argumentação, diversa da do texto original.
O efeito de sentido de crítica ao texto trazido para o diálogo decorre especialmente de substituições lexicais, representadas pela troca de "canção" por "canto", "exílio" por "regresso", "palmeiras" por "palmares", de "cantam" por “gorjeiam" e vice-versa, de "aves" por "passarinhos", de "nosso" -e variações de gênero e número- por “minha", dentre outras ocorrências.
Esses nomes e verbos não significam somente pelo valor semântico particular de cada item lexical substituído, mas pela relação de sentido entre os termos envolvidos na substituição, a partir de uma trajetória histórica, de memória, que permite que nós, brasileiros, percebamos o tom da crítica, que se dá por meio do efeito de identificação e não identificação com o olhar nacionalista idealizado para a pátria, evidenciado no texto de Gonçalves Dias, ou com o olhar crítico para a realidade histórica do país, explicitado no texto de Oswald de Andrade.
A partir do exemplo discutido acima, podemos perceber que a presença do Outro está necessariamente materializada no poema "Canção de regresso à pátria", de Oswald de Andrade. A "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, foi literalmente trazida para o embate, e se faz presente pelo gênero, pelo tema, pelos componentes lexicais, e pela estrutura composicional no texto de Oswald. O efeito de sentido advindo do poema, de rompimento, crítica e subversão em relação à proposta ufanista de Gonçalves Dias, contudo, não é produzido somente a partir da identificação do texto com o qual se relaciona, mas também a partir da posição desse Outro, do confronto entre os lugares subjacentes à significação, do lugar a partir do qual os sujeitos, de ambos os textos, significam. Assim, subjaz à significação, em toda relação intertextual, também uma relação que se dá no campo do conceito, da não materialidade, na esfera do confronto.
Espero ter ajudado!!
bons estudos!