Define-se como Metáfora:
1 ponto
Uma Figura de Palavra que compara
O dois termos por alguma
similaridade de forma explícita.
Uma Figura de Palavra que atribui a
um ser uma característica que não
é sua sem alguma similaridade.
O
Uma Figura de Palavra que compara
O dois termos por alguma
similaridade de forma implícita,
Respostas
Resposta:
Olá!!! Tudo bem???
Define-se como Metáfora:
Uma Figura de Palavra que compara
O dois termos por alguma
similaridade de forma implícita.
Explicação:
A metáfora é um artifício expressivo, no qual se utiliza uma palavra em um contexto que foge ao disposto nos dicionários, resultando na modificação do sentido dela. Tal emprego justifica-se, pois entre o conceito expresso e a literalidade do termo há alguns pontos de intersecção, ou seja, de similaridades, o que resulta numa associação mental feita pelo falante da língua. Observe o exemplo:
“O circo é um balão aceso com música e pastéis na entrada” (Oswald de Andrade)
Perceba que o circo, de fato, não pode ser o transporte balão, porém, devido a algumas características que esses dois elementos compartilham, por exemplo, a forma arredondada, a iluminação interna, foi possível escolher esse vocábulo dentre os vários existentes (paradigma) e estabelecer a definição presente na oração.
Destaca-se o fato de o uso das metáforas constituírem um mecanismo de economia lexical, uma vez que a distorção do sentido das palavras evita a criação de novas, conforme se constata em expressões presentes no dia a dia, como “furo de reportagem”, “olho d’água”, e na tentativa de transformar-se elementos abstratos em concretos, tais quais “explosão de raiva”, “ferir a dignidade”.
ESPERO TER AJUDADO...
OBS: ACHO QUE É ISSO.