Respostas
Resposta:
As classes trabalhadoras de diferentes povos travam lutas contra o capitalismo há mais de 300 anos. Acumularam uma experiência considerável de erros e acertos, derrotas e vitórias, recuos e avanços. A rigor, mais erros, derrotas e recuos do que acertos, vitórias e avanços. O que não deve nos desanimar. Afinal, para substituir o feudalismo e se impor como forma de produção dominante, a burguesia levou bem mais tempo do que isso, na maioria das vezes sendo empurrada, para avançar em seu desenvolvimento, pelas lutas das próprias classes trabalhadoras que oprimia.
Na história, a burguesia nasceu antes da classe trabalhadora assalariada. Mas só cresceu e desenvolveu o que conhecemos como capitalismo quando os camponeses foram expulsos da terra, perderam tudo que tinham, e se transformaram numa massa de pobres livres que só tinham como propriedade sua força de trabalho. Portanto, o capitalismo não é uma coisa. É a relação econômica e social, mediada pelo salário, entre os donos de capital, a burguesia, e os donos de força de trabalho, os trabalhadores livres. Estes precisam vender sua força de trabalho para obter esse salário com o qual subsistem. E a burguesia precisa do trabalhador porque é do uso da força de trabalho assalariada que arranca um valor que acrescenta ao capital investido na produção, realizando um processo contínuo de acumulação capitalista.
Um das principais contradições existentes na luta dos sistemas econômicos é no que tange ao acúmulo de capital proposto pelo sistema econômico capitalista.
Dessa forma, a oposição do capitalismo se contradiz ao dizer que, para acabar com o acúmulo de capital, é necessário que haja uma concentração de poder e dinheiro na mão do Estado.
Quais os impactos do capitalismo na sociedade?
É notório que o capitalismo trouxe grandes vantagens para o mundo todo, contudo, não podemos fechar os olhos para os impactos negativos causados por ele. A exemplo disso temos a grande concentração de renda nas mãos de poucas pessoas, enquanto muitas sofrem na miséria.
Aprenda mais sobre o capitalismo aqui: brainly.com.br/tarefa/19585532
#SPJ2