Respostas
Na música, embora muitas vezes confundido com calibragem, a afinação corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro (embora provavelmente de timbre diferente), por comparação. É, assim, classificado qualitativamente como bom ou mau (boa afinação/má afinação).
A comparação pode ser entre uníssonos ou com intervalos vários. Próxima à afinação entre uníssonos está a utilização de um intervalo de oitava (por ser a mesma nota, embora numa escala diferente).
Um facto curioso que pode ocorrer durante a afinação (dependendo do instrumento), é a ressonância. Por exemplo, é frequente, durante a afinação de uma guitarra, uma corda reagir ao som de outra corda, sinal de que a afinação está bem feita.
A afinação pode processar-se de diversas maneiras:
aumentando ou diminuindo a tensão das cordas, nos instrumentos de cordas;
aumentando ou diminuindo a largura ou comprimento dos instrumentos de sopro;
Afinação e temperamento não são a mesma coisa. A afinação envolve o ajuste, por uníssonos ou intervalos naturais (que podem ser expressos por fracções de inteiros), da altura das notas de um instrumento às de um outro ou, por exemplo, de uma corda de guitarra a uma outra. Se o intervalo não estiver afinado naturalmente, ouve-se um batimento produzido pelos harmónicos desafinados (uma vibração ondulante tipo «uáuáuáuá»); se estiver afinado, não se ouve esse batimento. O temperamento envolve o ajuste da altura de notas afastando os intervalos do seu valor natural «harmónico» para fazer com que os intervalos caibam numa oitava. Os intervalos resultantes geram batimentos e são intervalos que só podem ser expressos por números irracionais.
Resposta:
Essa palavra se utiliza com mais frequencia no âmbito musical, e em vários sentidos no mesmo âmbito, abaixo alguns significados que estão relacionados e que tem o memso sentido quando se trata de afinação:
- Ato de afinar, Harmonia de vozes ou instrumentos, Tom, diapasão.
- Ajuste do tom de uma nota em relação a outra segundo uma frequência própria de vibração.
- Ajuste das cordas de um instrumento de maneira que as notas emitidas coincidam, em frequência, com uma escala tipo. (Neste sentido, O mesmo que afinamento).
Explicação:
Afinação corresponde ao processo de produzir sons equivalentes a outros mesmo que provavelmente tenham timbres diferentes.
É como se a afinação fosse um padrão que deve ser tomado pelos instrumentos e vozes para que a música saia de forma correta. Tem tudo a ver com física pois utiliza-se frequências em Hertz para manter a afinação perfeita.
Quando tratamos de instrumentos de cordas, pode ocorrer durante a afinação (dependendo do instrumento), um efeito chamado ressonância. Acontece durante a afinação de um violão por exemplo, uma corda reagir ao som de outra corda, ressoando o som. Isso é sinal de que a afinação está bem feita.