Pense em um grande time de futebol, com tradição e uma grande torcida, mas que está ameaçado de cair para a segunda divisão e ainda tem várias pendências jurídicas para resolver, inclusive porque não está pagando o salário de todos os seus jogadores.
Como você traçaria um planejamento estratégico para esse time? (Pense nas quatro questões anteriores)
Que fatores podem ser determinantes para que, de tempos em tempos, o planejamento estratégico desse clube seja revisto e atualizado?
Quem são as pessoas-chave nessa organização (clube), responsáveis pelo cumprimento das metas?
Respostas
1) Com o mapeamento dos ambientes interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças). Desse modo, é possível elaborar um Planejamento Estratégico focado em uma Visão bastante tangível (alcançável).
Como exemplo de Visão que pode ser aplicada ao futebol, podemos citar:
Ser campeão da maior competição continental no próximo ano. Se for um time brasileiro, por exemplo, o grande objetivo pode ser representado pela conquista da Taça Libertadores da América.
2) Os fatores externos, uma vez que estes não podem ser controlados pelos gestores do futebol.
Como exemplos de fatores externos, podemos destacar: mudanças na legislação aplicada às transações de jogadores e crise econômica (diminuição dos patrocínios).
3) As pessoas-chave são representadas pelo presidente do clube, técnico e jogadores, que são responsáveis pela busca de resultados no curto prazo (a cada jogo).
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!