• Matéria: História
  • Autor: juliavlopes99
  • Perguntado 5 anos atrás

HELP AQUI PFVR

Em 1549, Tomé de Souza foi enviado para “conservar e enobrecer as capitanias e povoações que tenho as minhas terras do Brasil” [...], organizando, assim, um governo geral na América portuguesa. Com esse governo geral a monarquia portuguesa dinamizou a colonização e, com isso, deu início à limitação dos poderes [...] dos donatários hereditários [...]. Nesse ordenamento político, o governador-geral era o centro de um poder político [...] que, como cabeça desse corpo político, representava a sua unidade e tinha a seu encargo* a manutenção da justiça.

COSENTINO, Francisco Carlos. Construindo o Estado do Brasil: instituições, poderes locais e poderes centrais. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maris de Fátima. O Brasil Colonial: volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 542-543.

Glossário:
Encargo: obrigação, responsabilidade.

O texto acima faz referência à um pronunciamento de D. João. Com base nele e em seus conhecimentos, explique as mudanças administrativas e políticas que aconteceram no Brasil com a troca das capitanias hereditárias para o governo geral.

Respostas

respondido por: galuhilel7
2

Resposta:

sorry essa n lembro

Explicação:

mais consulte um livro ou pesquisa


Felipeoliveitr: pra que comenta se nao sabe
elchristian520: Cara vc é muito filha da putq
Perguntas similares